Patti Smith confirmada no Festival Jardins do Marquês – Oeiras Valley

30-11-2023

As noites de verão recheadas de música, junto aos Jardins do Marquês em Oeiras, regressam em 2024 e a primeira confirmação para a 4ª edição dos Jardins do Marquês – Oeiras Valley traz-nos uma das figuras mais relevantes das últimas décadas: Patti Smith é cabeça de cartaz da noite de 7 de julho do Festival.

Patti Smith é uma das figuras mais relevantes da cultura pop dos últimos cinquenta anos. Nasceu em Chicago, foi criada em South Jersey, mudou-se para Nova Iorque e pouco depois rumou a Paris, sempre à procura de expressar esse espírito inquieto e livre. E estas têm sido décadas de trabalho intenso, reconhecido mundialmente, seja como artista, autora, produtora, escritora ou artista visual. Em 1975 editou "Horses", uma das melhores estreias em disco de sempre e que viria a tornar-se num dos grandes clássicos da música rock. Ao mesmo tempo que trazia uma energia explosiva, este registo surpreendeu pela poesia sofisticada, ao nível de nomes como Bob Dylan ou Leonard Cohen. Os discos seguintes mantêm o nível, confirmando Patti como um dos nomes mais relevantes no ofício de escrever canções. "Radio Ethiopia", "Easter" (inclui "Because the Night", escrito com Bruce Springsteen), "Wave", "Dream of Life" (inclui "People Have the Power", escrito com o falecido marido Fred Sonic Smith), "Gone Again", "Peace and Noise", "Gung Ho", "Trampin'', "Land", "Twelve", "Banga" e "Outside Society" são alguns dos registos de uma carreira brilhante. Em 2008, Steven Sebring realizou o documentário "Patti Smith: 'Dream of Life", indicado para um Emmy. Ao longo deste percurso irrepreensível, a autora coleciona distinções ao alcance de muito poucos. Smith tem a honra de "Commandeur des Arts et des Lettres" do Ministério da Cultura francês, foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame em 2007, já foi quatro vezes indicada ao Grammy e foi ainda premiada com o National Book Award em 2010 pelo seu livro de memórias "Just Kids", entre muitas outras distinções, homenagens e prémios. Como artista visual também já viu o seu trabalho exposto em galerias e museus de todo o mundo, revelando a sua versatilidade enquanto artista. A sua banda inclui o guitarrista e autor Lenny Kaye, com quem colabora desde 1971, o baterista Jay Dee Daugherty, o baixista e teclista Tony Shanahan e o guitarrista Jackson Smith, filho de Patti. Atualmente continua ativa na luta pelos direitos humanos, junto de grupos ambientais, principalmente o grupo Pathway to Paris, uma organização sem fins lucrativos cofundada pela sua filha, Jesse Paris Smith. Continua a surpreender também ao vivo e passa por Portugal no dia 7 de julho de 2024, na próxima edição do Festival Jardins do Marquês - Oeiras Valley.

Foi com casa cheia que a 8.ª Mostra Silves Capital da Laranja recebeu no passado sábado, 17 de fevereiro, Carolina Deslandes para um concerto verdadeiramente entusiasmante onde partilhou com o público histórias pessoais e momentos da sua vida, muitas delas através da música.

O primeiro single, que dá título ao álbum, "Deeper Well", já foi lançado, com um vídeo realizado por Hannah Lux Davis (Kacey Musgraves, Ariana Grande, Doja Cat, Nicki Minaj). Nesta canção brilhante e quase folk, Kacey aborda a sua vida e as suas prioridades. Reconhecer o que a alimenta, o que a esgota e examinar o que fica para trás...

Publicidade