''Noite'' junta Ivandro e Vitor Kley em encontro transatlântico

20-11-2023

"O escuro da noite espera o amanhecer", porque há encontros que são inevitáveis. Assim, era uma questão de tempo e oportunidade até o homem que deu novas cores à "Lua" se cruzar com aquele que trouxe uma nova luz a Portugal através de "O Sol".

Ivandro e Vitor Kley reúnem-se, desta forma, pela "Noite", num single que antecipa Trovador, o álbum de estreia de Joaquim Ivandro Paulo.

"O Sol" e "Lua" foram, aliás, dois dos temas mais importantes nas carreiras de cada um dos artistas em evidência. O primeiro tornou-se num hit à escala global, abrindo novas fronteiras ao músico de Portalegre — que tem uma forte ligação a Portugal já de há uns anos para cá —, e o segundo configura um dos maiores sucessos deIvandro à escala nacional até à data. Tanto que, com "Lua", o cantor nascido em Benguela e criado na Linha de Sintra ganhou o seu primeiro prémio PLAY, em 2022, vencendo na categoria de "Melhor Canção do Ano" — ele que já havia sido nomeado para "Melhor Artista Masculino".

Syd_V_, nome que poderá ser familiar da produção de temas como "Chakras" (protagonizado por Ivandro e Julinho KSD), foi o responsável principal pela ligação entre os dois registos criativos. Não obstante, maleáveis como são, esse entendimento entre o luso-angolano e o canarinho deu-se da forma mais orgânica possível — não só por partilharem a mesma língua, mas sobretudo pelas respetivas veias artísticas que partilham, em parte, uma pulsação comum na maneira como abordam a música.

Agora finalmente a preparar o seu primeiro longa-duração a solo, a jornada preambular não poderia ter sido mais bem-conseguida: depois de ter dado nas vistas em programas de talentos nacionais como os Ídolos e Got Talent Portugal, destacou- se assumidamente numa sucessão inesgotável de canções irresistíveis. "Essa Saia" (com Bispo), "Imagina" (com Slow J e FRANKIEONTHEGUITAR), "Moça" ou "Como Tu" (com Bárbara Bandeira) foram — e continuam a ser — canções que tiveram um impacto incomparável no panorama nacional (e não só). E, mais recentemente, faixas como "Placas" e "Barco" (ambas novamente partilhadas com Bispo) ou "Chamadas" (a par de Van Zee) têm confirmado o posto impenetrável que Ivandro conquistou, sendo hoje, de longe, um dos artistas mais ouvidos — e queridos — do país.

Universal Music

Roberto Carlos, o mítico cantor e compositor brasileiro está de volta ao continente europeu para celebrar mais de 60 anos de carreira. Dia 19 de setembro em Ponta Delgada no Açores, 4 de outubro na em Lisboa e 6 de outubro no em Braga.

Bárbara Tinoco é a mais recente confirmação da terceira edição do Festival Mar Me Quer. A artista que atua no dia 10 de agosto junta-se aos artistas já confirmados na edição 2024: Slow J, Mariza, Teto, Wet Bed Gang e Lon3r Johny.

A primeira grande aparição do "ninja" já tem data marcada: dia 10 de Maio, no Musicbox, SleepyThePrince sobe a palco para abanar o capacete — à letra. O rapper, produtor, compositor e director criativo cuja imagem de marca se caracteriza pelo capacete sobre pano vermelho leva o seu novo álbum à casa de espectáculos sediada numa das...