Teatro O Bando estreia ''Nómadas'' a 13 de Abril

01-04-2023

NÓMADAS é nova criação do Teatro O Bando com encenação e dramaturgia de João Neca, texto de Olga Tokarczuk – escritora polaca Prémio Nobel da Literatura em 2019 - e com Ana Lúcia Palminha e Rita Brito no elenco.

NÓMADAS é nova criação do Teatro O Bando com encenação e dramaturgia de João Neca, texto de Olga Tokarczuk – escritora polaca Prémio Nobel da Literatura em 2019 - e com Ana Lúcia Palminha e Rita Brito no elenco.

A primeira estreia de 2023 do Bando insere-se no projeto internacional PLAY ON, uma rede europeia de larga escala que envolve nove companhias de diferentes países que se propõem integrar novas tecnologias na criação teatral como forma de transfigurar a narrativa cénica.

Em NÓMADAS, as noções de vigilância e de identidade são conceitos estruturantes da abordagem dramatúrgica ao conto de Olga Tokarczuk. A partir deles decidimos aplicar diferentes interfaces tecnológicos em cena como forma de refletir sobre o uso diário da tecnologia e de que forma a comunicação entre seres humanos e máquinas acontece.

Através de uma parceria com o Departamento de Robótica do Instituto Politécnico da Guarda o espaço cénico de NÓMADAS será habitado por um Robot automatizado que, com as atrizes, desenhará a narrativa teatral. Através da parceria com o coletivo Cistifellea, com sede em Dortmund, a artista visual italiana Elena Tilli é a responsável pela criação e desenho de vídeo e o músico colombiano Nico Yurgaki assume o desenho de som e a música do espetáculo.

NÓMADAS conta ainda com cenografia de Rui Francisco, figurinos de Catarina Fernandes, desenho de luz de João Neca e Rita Louzeiro, apoio à corporalidade de Catarina Câmara, assistência à direção artística de Raul Atalaia, investigação de Nuno Atalaia e produção de Diana Martins.

NÓMADAS está em cena no Teatro O Bando, em Vale de Barris (Palmela), de 13 de Abril a 14 de Maio, de quinta-feira a sábado às 21h e domingo às 17h. Será possível jantar antes do espetáculo mediante reserva e aos sábados haverá conversa com a equipa artística.

Publicidade

Nelly Furtado, superestrela mundial vencedora de vários Grammys e que já conquistou vários discos de Platina, acaba de lançar o novo single "Love Bites (feat. Tove Lo & SG Lewis)". Escrita por Nelly Furtado, Tove Lo e SG Lewis, e produzida por SG Lewis, "Love Bites" é um hino sensual que canaliza a energia...

Após ter disputado o prémio de Melhor Longa Europeia na competição Méliès d'argent na última edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, "Graça Furiosa" chega finalmente às salas portuguesas, no dia 30 de Maio, pelas mãos do MOTELX e da FilmTwist.