Óscares 2024 - Os candidatos portugueses a melhor filme internacional

11-08-2023

A Academia Portuguesa de Cinema divulga os quatro filmes nomeados para a votação do candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional na 96ª edição dos Óscares. Entre as 35 longas-metragens elegíveis, o comité de pré-seleção, composto pelos membros da Academia Portuguesa de Cinema, Ana Rocha de Sousa (realizadora), Clara Agapito (Clara Diaz-Bérrio) (montadora), David Bonneville (realizador), Fátima Ribeiro (guionista) Frederico Serra, (produtor), Isabel Abreu (atriz), José António Loureiro (diretor de fotografia), Manuel Mozos (realizador), Miguel Guilherme (ator), e Mina Andala (atriz), selecionou:

  • Légua, de Filipa Reis e João Miller Guerra (Uma Pedra no Sapato)
  • Mal Viver, de João Canijo (Midas Filmes);
  • Nayola, deJosé Miguel Ribeiro (Praça Filmes)
  • Viver Mal, de João Canijo (Midas Filmes);

O processo de seleção passará agora por um período de votação entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema, que decorre de 15 de agosto a 12 de setembro, até à revelação do filme selecionado, que será anunciado a 14 de setembro.

A 96ª edição dos Óscares acontece no dia 10 de março de 2023, em Hollywood, Los Angeles.

Lisboa recebe, pela primeira vez, um espetáculo internacional que junta música, dança e fantasia num tributo épico ao fenómeno da Netflix K-Pop Demon Hunters. Inspirado no universo da série, o espetáculo revive êxitos globais como "Golden" e "How It's Done", que somam milhares de milhões de reproduções no Spotify.

Dois amigos, muitos voos e ainda mais histórias. É assim que nasce "Criando Bagagem", o novo espetáculo de comédia de Robson Sousa e Whindersson Nunes, que se reúnem no palco para compartilhar, com muito bom humor, as situações mais inusitadas que viveram enquanto rodavam o Brasil e o mundo *fazendo comédia*.

Publicidade