Olivia Rodrigo atinge novos picos na carreira com o êxito mundial ''vampire''

13-07-2023

Olivia Rodrigo, artista vencedora de três GRAMMYs®, regressou de forma espetacular com o novo single "vampire", que se tornou a sua maior estreia de todos os tempos em várias plataformas, incluindo Spotify, YouTube, Apple Music e nas rádios. Lançada pela Geffen Records, a canção emocionalmente crua estreou-se em #1 no top Hot 100 da Billboard, depois de acumular 35,5 milhões de streams na semana de 30 de junho a 6 de julho, de acordo com a Luminate. Este é o seu terceiro single a estrear-se em #1 do top, depois de "drivers license" e "good 4 u". A canção reivindica o primeiro lugar na tabela de consumo de canções da Billboard. Globalmente, "vampire" já acumulou mais de 100 milhões de streams combinados e alcançou o #1 na Austrália, Nova Zelândia e Irlanda.

A Pitchfork descreveu "vampire" como a "Melhor Nova Canção" da semana. O New York Times elogiou a "catarse corajosa" da canção, que é o single principal do aguardado segundo álbum da artista de 20 anos, "GUTS", com lançamento previsto para 8 de setembro.

Estabelecendo o recorde de maior estreia de uma canção a solo em 2023 no Spotify, "vampire" marca a maior estreia de Rodrigo nesta plataforma. Com mais de 26,3 milhões de audiência na primeira semana, o single também deu à artista de 20 anos a sua estreia em #1 nas rádios.

Juntamente com o lançamento do single e de #vampireOR2 no Shorts, o vídeo oficial acumulou mais de 12,9 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas no YouTube – a maior estreia de Rodrigo até agora – e alcançou o #1 no top US Trending Music Video. O total de visualizações de "vampire", que foi realizado pela célebre artista/realizadora/fotógrafa nomeada para os GRAMMYs®, Petra Collins, já ultrapassou 25 milhões e a canção está atualmente em #1 na na tabela do YouTube US Top Music Videos.

Rodrigo, que aparece na capa da edição de agosto da Vogue, revela a sua sofisticação como vocalista e letrista em "vampire", contando uma história de um romance tóxico que esgota a própria força vital. A canção é um afastamento marcante do minimalismo sonhador de sucessos anteriores, como o seu single de estreia "drivers license" (5 Platinas). Rodrigo coescreveu "vampire" com Daniel Nigro, que também produziu a canção. Nigro foi o seu principal parceiro criativo no seu álbum de estreia de grande sucesso, "SOUR", que é o álbum mais rápido da história a ter todas as canções com galardões de Platina nos EUA. O álbum encontra-se entre os 10 álbuns mais ouvidos de todos os tempos no Spotify.

Olivia Rodrigo recebeu sete nomeações para os GRAMMYs® - incluindo nomeações em cada uma das quatro categorias principais - e levou para casa os prémios de Artista Revelação, Melhor Álbum Pop Vocal e Melhor Performance Pop a Solo na 64.ª edição dos GRAMMY® Awards. Foi ainda eleita Artista Revelação nos American Music Awards, Mulher do Ano no Billboard's 2022 Women in Music Awards e Compositora do Ano nos ASCAP Pop Music Awards e Variety Hitmakers. Também recebeu sete prémios Billboard, um Brit, um Juno e um prémio NME.

Universal Music

A Zona Histórica de Loulé voltou a ser palco de um dos mais vibrantes festivais de World Music da Europa, com a 21.ª edição do Festival MED a oferecer, entre 26 e 29 de junho, um total de 90 horas de música, distribuídas por 54 concertos e mais de 300 músicos, oriundos de cerca de 30 nacionalidades, espalhados por 12 palcos....

A cidade de Faro foi palco, no passado sábado, 14 de junho, da estreia da primeira edição do [Ventus] Portugal'25, uma iniciativa cultural que trouxe vida e cor ao centro histórico da capital algarvia. Com um programa original e diversificado, o evento promoveu uma fusão de influências e estilos artísticos que, sem perder de vista os talentos...

Publicidade