Museu de Portimão comemorou o seu 15º Aniversário com a inauguração da exposição ''Manuel Guerreiro, O Homem do Jazz''

22-05-2023

Foi inaugurada no dia 20 de maio a exposição temporária "Manuel Guerreiro, O Homem do Jazz", que fica patente no Museu de Portimão até 3 de setembro próximo.

Constituem a base desta mostra o amor pela música e a paixão pelo jazz do portimonense Manuel Guerreiro (1932-2005), o seu relevante e criativo percurso musical e o reconhecimento de uma intensa atividade artística, entre os seus e por todo o mundo.

Para além de realçar o forte desejo demonstrado por Manuel Guerreiro em partilhar e fomentar o gosto pela música nos clubes de jazz que criou ("O Caldeirão"/Ferragudo e o "Manoel's Jazz Club"/Monte Carvoeiro), a exposição constitui uma merecida homenagem e um especial tributo à sua inspiradora e dinâmica vida.

A música pautou os momentos da inauguração, com a atuação do Duo de Piano e Voz, formado por Leo Vrillaud e Sara Afonso, da Orquestra de Jazz do Algarve, que em diversos momentos interpretaram arranjos de temas de Jazz originários de várias décadas, versando linguagens intimistas e espontâneas com movimento.

Após a inauguração da exposição sobre Manuel Guerreiro, os presentes tiveram a oportunidade de degustar diferentes iguarias e sabores do mar, brindando ao 15º aniversário do Museu de Portimão e provando um bolo muito especial.

MAIS FOTOS NO NOSSO FACEBOOK

Os Calema acabam de revelar uma grande colaboração com o popular cantor francês Tayc, no single "Dis-le moi", que será lançado no próximo dia 21 de junho. Esta parceria solidifica o estatuto dos Calema em França, onde têm conquistado muitos sucessos, depois de se terem afirmado como um fenómeno de sucesso em Portugal.

Música e sustentabilidade. Estas foram apenas duas das grandes âncoras que marcaram a edição de 2024 do North Festival, evento que decorreu, pela primeira vez, no Parque de Serralves. O evento recebeu, ao longo de três dias, 65 mil festivaleiros e registou um impacto económico de 22 milhões de euros.