Depois de esgotar três sessões no Coliseu dos Recreios, duas já no próximo dia 18 de janeiro, e uma no dia 8 de março, Buba Espinho anuncia a 4ª sessão, pelas 18h no dia da Mulher. O artista estreia-se em nome próprio numa das mais emblemáticas salas do país para contar a sua própria história, agora com 4...
''Macumba'' junta LilBoy Bruce a Apollo G
LilBoy Bruce acaba de lançar o primeiro feat do ano, no final do mesmo, 'Macumba' com o rapper Apollo G. 2024 fica marcado, na carreira do artista, pelos lançamentos 'PROCESSO' e 'CRIMINAL BODY' onde aborda a intimidade física e o prazer 'fatal'. O artista encerra o ano com um lançamento há muito esperado, a colaboração com Apollo G.
Apollo G, rapper de origens Guineense e Cabo Verdiana, emerge na cena musical portuguesa com um estilo irreverente, uma voz significativa na comunidade lusófona que aborda as suas raízes africanas. Dentro dos vários sucessos, destacam-se 'Decha Mundo Roda 3' que acumula mais de 3 milhões de visualizações no YouTube e 'Cabeça Cheia' com Plutónio.
Até este ano, LilBoy Bruce já nos tinha apresentado o seu EP de estreia 'Black Mind'e mais de 10 singles originais, como Zoom, Julietae EX.
Esta 'Macumba' não é de todo negativa na carreira dos artistas, mas aborda exatamente esse termo e a conotação pejorativa que o acompanha, desafiando estereótipos e preconceitos enraizados. O novo single de Bruce surge como uma resposta às críticas injustas enfrentadas por artistas africanos que, após atingirem o sucesso e não só, são frequentemente acusados de terem apenas "sorte" ou de recorrerem a "macumbas" para alcançar o que vão conquistando.
'Macumba' é um hino de resistência e valorização do trabalho árduo, da força e da persistência que estão por detrás de cada sucesso alcançado nas carreiras de ambos os artistas. Com versos impactantes, como o refrão de LilBoy Bruce – "Hora ki n'consegue co fala cuma I sorte, I ka sorte" –, a música reflete a trajetória dos artistas, desafiando o público a percepcionar o que realmente constrói o 'sucesso': talento, dedicação e sacrifício.
Cantada em crioulo, a música reforça as raízes culturais dos artistas, que traz também influências de Guiné-Bissau e de Cabo Verde. Esta colaboração entre LilBoy Bruce e Apollo G ultrapassa a música criada a dois, culminando numa ponte que une e fortalece as conexões entre os dois povos. "É só uma família, um sonho e um povo".
A produção de 'Macumba' ficou a cargo de VMBEATZ, como aconteceu nos singles anteriores de LilBoy Bruce. A mistura e masterização foram realizadas por Mixedbyfinesse.
Este single surge também com um videoclipe, com lançamento previsto para 29 de dezembro, com direção e conceito visual de John Bravo. Glaze assina a produção do vídeo, a realização ficou a cargo de Sérgio Carmona e a fotografia de cena por Fieldproject. Toda a produção executiva do vídeo e da canção ficam a cargo de Maktub Art Group.
'Macumba' é mais do que uma canção: é um manifesto cultural, uma celebração do esforço e da identidade africana, e um convite ao público para reconhecer e valorizar os artistas desde o início. Encontra-se agora disponível em todas as plataformas digitais
Após apresentar o seu segundo EP "Grow in the Dark" no Hard Club no Porto, o cantor e compositor J.MYSTERY vem apresentá-lo ao vivo no inovador Musicbox, em Lisboa, já no próximo dia 17 de janeiro.
Os grandes concertos estão de volta ao Auditório Carlos do Carmo e, no dia 08 de fevereiro, pelas 19h00, será a vez do espetáculo musical de Carmen Souza que irá apresentar em palco Port'Inglês, o 11º álbum da cantora. Os bilhetes já se encontram à venda!
No próximo dia 18 de janeiro o Município de Lagoa assinala o 252.º Aniversário da Criação do Concelho com o Espetáculo Comemorativo Nuno Guerreiro & Os Mau Feitio, pelas 19h00, no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa.