Festival Província Sonora regressa em Julho e Setembro

29-06-2023
Martín Sued e Orquestra Assintomática
Martín Sued e Orquestra Assintomática

O Festival itinerante Província Sonora que começou a edição deste ano em Março, e conjuga a música erudita com a tradicional, continua nos meses de Julho e Setembro. O coração deste Festival pulsa em Vieira do Minho de onde flui para Zamora (Espanha), Macedo de Cavaleiros, Valtellina (Itália), Castelo Branco e Faial, afirmando o espírito de itinerância, descentralização e internacionalização. 

O público vai poder assistir a concertos únicos de músicos como António Rosado (piano) e Filipe Quaresma (violoncelo): um dos pianistas portugueses de maior renome internacional e um dos mais destacados violoncelistas da atualidade, apresentam um repertório que contempla as riquíssimas sonoridades da música da segunda metade do século XIX e da primeira metade do século XX; o Bando de Surunyo, um ensemble especializado na interpretação de música dos séculos XVI e XVII; Lívia & Fred apresentam o espetáculo "Nuvem rósea, chão de estrelas". Reconhecidos internacionalmente pelas suas escolhas de repertório e arranjos de rara beleza, exploram o universo das serestas, género que surgiu em meados do século XIX no Rio de Janeiro e que deu luz ao que mais tarde se tornaria a canção popular urbana; Martín Sued, compositor, arranjador e bandoneonista argentino. Nascido em Buenos Aires, iniciou os seus estudos musicais com a guitarra e depois passou a estudar bandoneón; Nuno Pinto e Bernardo Soares, que apresentam um recital de clarinete e piano e percorrem vários estilos musicais, do barroco ao contemporâneo, entre outros. Todos os concertos são de entrada livre.

Com um conceito original e inovador que começou em Março e vai até Setembro de 2023, este festival pretende unir costumes e sons numa viagem musical. Aliado a este conceito e tendo em conta a natureza envolvente, Província Sonora apresenta uma forte conexão com a preservação de território e as causas ambientais.

Um festival que une todos quantos nele participam. Pessoas que, apesar de não se conhecerem, têm algo em comum. Locais que, embora distantes, estão ligados através do festival. A música como elemento de coesão social, despertando consciências ecológicas e fomentando o respeito pelo meio ambiente. É um festival que pretende sublinhar que "Província" engloba qualquer parte de um país, à exceção da capital.

Resultam as singularidades de cada geografia, os seus costumes, as suas comidas, as suas gentes e os seus ofícios. Assim se quer o Província Sonora, um espaço de partilha, de aprendizagem e, sobretudo, de chamada de atenção para outros sons, outras formas de vida, outro respeito pelo meio envolvente. Num formato aberto e líquido, num diálogo vivo entre os meandros de duas artes tão antigas quanto o homem conhece: a Natureza e a Música.

O Festival Província Sonora é uma iniciativa da Artway, entidade promotora e empresa dedicada à gestão cultural, gestão artística, produção e edição discográfica, em especial de música erudita. O Festival foi contemplado com o Programa de Apoio Sustentado da DGArtes.

AGENDA:ZAMORA, Espanha
15 JULHO
António Rosado e Filipe Quaresma
Concerto ao Luar na Fundação Rei Afonso Henriques | 22h

MACEDO DE CAVALEIROS
16 JULHO
O Bando de Surunyo
Concerto ao Luar na Igreja de São Pedro | 21h30

VIEIRA DO MINHO
21 JULHO
Lívia & Fred: Nuvem Rósea, Chão de Estrelas
Concerto ao Luar na Praça Guilherme de Abreu | 22h

22 JULHO
Martín Sued
Paisagem Sonora no Caminho Anissó-Soutelo | 10h

Quarteto Rostos: Música no Feminino
Concerto Famílias na Casa de Lamas | 17h30

António Rosado e Filipe Quaresma
Concerto Vespertino na Casa de Lamas | 19h

Ensemble Provinciano e Artistas Locais
Desgarrada Encantada na Praça Guilherme de Abreu | 22h

23 JULHO
Podcast Efeitos Colaterartes com convidados especiais
na Casa de Lamas | 11h

Nuno Pinto e Bernardo Soares: Volta ao Mundo em 1 Hora
Concerto Vespertino no Casa de Lamas | 19h30

Martín Sued e Orquestra Assintomática
Concerto ao Luar na Praça Guilherme de Abreu | 22h

VALTELLINA, Itália
25 JULHO
Coprodução Festival LaltraNote
António Rosado e Filipe Quaresma
Concerto ao Luar no Auditorium scuole Valdisotto | 22h

CASTELO BRANCO
8 SETEMBRO
Daniel Bernardes, Filipe Quaresma e João Barradas: Vignette
Concerto ao Luar no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco | 21h30

9 SETEMBRO
Podcast Efeitos Colaterartes com convidados especiais
no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco | 12h

FAIAL
Coprodução Festival Lava
28 SETEMBRO
Daniel Bernardes, Filipe Quaresma e João Barradas: Vignette
Concerto ao Luar no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta | 21h

O pano sobe com o Manifesto SNTMNTL, o vídeo que guarda os valores do mais recente álbum de Diogo Piçarra e que marca o início do caminho para esta nova era. O palco, desenhado especialmente para esta tour, mostra três estruturas móveis, que albergam os músicos e cujos painéis LED acompanham todo o espetáculo, ora movendo-se e revelando o seu...

Publicidade