Diego el Gavi leva a música cigana mais além

05-07-2023

Diego el Gavi, músico português, propõe-se a levar o flamenco mais além e apresenta agora o novo single S.O.S. em que se estreia a cantar em português.

S.O.S., é um tema original da cantora e compositora espanhola Maitê Martin, nesta versão com produção e arranjos do músico compositor José Lebre. Inspirado pela inconfundível voz de Maitê Martin e pela beleza e simplicidade do poema, Diego sempre teve o sonho de criar a sua própria versão. "Cada vez que ouvia esta música, a minha imaginação levava-me para um mundo de possibilidades, e despertou em mim uma grande vontade de fazer a minha própria interpretação." Com este lançamento, o músico português não pretende recriar a música mas sim adicionar a sua própria assinatura artística com a introdução do violino e violoncelo que acrescentaram ainda mais intensidade e melancolia ao tema.

S.O.S. é também um apelo que o músico faz aos portugueses para que reconheçam e valorizem o flamenco e a cultura cigana, para uma maior integração na sociedade portuguesa.

Este lançamento marca uma nova fase na carreira de Diego el Gavi que continua a desafiar-se artisticamente, sempre em busca de novas formas de expressão com o objetivo de expandir os horizontes do flamenco.

S.O.S. é o primeiro single do próximo álbum cujo lançamento está previsto para 2024.

Em 2019 lançou o seu primeiro álbum Puerta del Alma que conta com a participação de ilustres convidados tais como Tatanka, Paulo de Carvalho e Ricardo Ribeiro. Apresenta-se ao vivo em sexteto acompanhado dos músicos Óscar Graça, Carlos Mil-Homens, Arturo Cruz, Sina Shirazi e Ricardo Pinto. 

Mary Groove | Foto:D.R.

"A ideia da gravação destes temas surgiu com o André Tentugal que me acompanha desde início e juntos temos traçado uma estética visual para todo este projeto. Nesta fase inicial de lançamento era importante poder mostrar ao público versões alternativas, e com banda, de algumas das minhas músicas. Escolhemos 3 temas, "Breakdown", "Better Days" e "...

Jüra, uma das grandes certezas da música pop e urbana em Portugal, lançou o tão aguardado álbum de estreia "sortaminha". Com edição surpresa, apesar de os fãs já há muito expetantes com este lançamento, a artista e compositora nomeada na categoria de artista revelação dos Prémios PLAY, edita 15 faixas originais, todas com letra e composição de sua...

Durante oito anos, os Empyreans esperaram pacientemente pela palavra da dupla visionária constituída por Emperor Steele e Lord Littlemore enquanto atravessavam o mundo na sua peregrinação sonora... essa espera termina agora com o novo álbum "Ask That God", que será lançado na sexta-feira, 26 de julho.

́AGORA SEI ́ é o novo single de LUM e já está disponível em todas as plataformas digitais. Escrito pela cantora e compositora Ellanor e produzido por Filipe Survival, este tema fala de uma reflexão introspectiva.