CINANIMA: O cinema de animação ganha vida em Espinho de 13 a 19 de novembro

01-11-2023

O CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho - está de regresso para a sua 47ª edição, que irá decorrer de 13 a 19 de novembro. Este ano, o Festival espinhense irá realçar as diversas Identidades Culturais Europeias, do Mediterrâneo ao Norte da Europa, o CINANIMA promete ser uma verdadeira viagem pela Europa, apresentando as diferentes vivências e perspetivas dos vários pontos do velho continente. Além disso, as sessões competitivas de longas-metragens irão ter 5 filmes que fazem a sua estreia nacional. Fora da competição, também as longas-metragens 'Titina' e 'La Outra Forma' farão as suas antestreias. Já a competição de curtas-metragens irá contar com 125 filmes de 33 países.

A cidade de Espinho prepara-se para receber mais uma edição do Festival de Cinema mais antigo do país. Os múltiplos olhares que refletem as diversas Identidades Culturais Europeias são o mote para a 47ª edição do CINANIMA. O festival, organizado pela Nascente Cooperativa de Ação Cultural juntamente com a Câmara Municipal de Espinho, divide-se entre o Centro Multimeios de Espinho, Auditório do Casino e Piscina Solário Atlântico, e aprofunda a forte tradição de ligação do Festival às comunidades da região de Espinho, quer pelo envolvimento direto, quer pela aproximação aos Agrupamentos Escolares, Associações e órgãos autárquicos.

O CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho - é um dos festivais de animação mais antigos e prestigiados do mundo, sendo o Festival de Cinema mais antigo em Portugal. Desde 1976, o CINANIMA tem vindo a celebrar a diversidade e a inovação no campo da animação, proporcionando uma plataforma para cineastas e artistas compartilharem as suas visões criativas com o público. Ao longo dos anos, o Festival tem continuado a crescer e a desenvolver-se, atraindo talentos e entusiastas de todo o mundo para Espinho, onde se celebra a magia da animação. Para além das sessões competitivas, cujo vencedor é qualificável para nomeação ao Óscar, o CINANIMA apresenta uma sessão variada de filmes de animação, mas também de Masterclasses, Simpósios, Apresentações, Formações e outras atividades.

O pano sobe com o Manifesto SNTMNTL, o vídeo que guarda os valores do mais recente álbum de Diogo Piçarra e que marca o início do caminho para esta nova era. O palco, desenhado especialmente para esta tour, mostra três estruturas móveis, que albergam os músicos e cujos painéis LED acompanham todo o espetáculo, ora movendo-se e revelando o seu...

Publicidade