A SUL lança o seu novo single ''Tela''

12-12-2024

'Tela' é o mais recente single de A SUL, a artista que nos brindou com o inesquecível 'Gin' e momentos memoráveis no seu projeto anterior. Desta vez, oferece-nos uma nova canção, uma autêntica pintura sonora, onde cada nota se transforma em cor e emoção, e nos envolve de uma forma muito particular. Canção esta que fará parte do seu próximo projeto.

A SUL é o nome do projeto musical de Cláudia Sul, também compositora e produtora das canções que integram a sua obra. Em 2022, lançou o seu EP de estreia 'Já Agora' composto por cinco faixas. No ano seguinte, apresentou o single 'Gin', e ganhou os Novos Talentos FNAC com a canção 'Bleba', retirada do seu primeiro curta-duração.

A arte de A SUL é distinta ao ponto de, mesmo sem vídeo, de olhos fechados, ser possível imaginar a tela, na janela, na mão dela. Ainda assim, o tema conta com um videoclipe também idealizado por Cláudia Sul.

"A Tela, está junto à minha janela
Mas que bem que bate a luz na mão dela"

Dentro dos temas mais escuros, da finitude, do luto com uma aura de mistério e de melancolia, A SUL transmite-nos em melodias indie e relaxantes o que conseguiu extrair de uma residência artística que decidiu fazer em casa dos seus avós, em Viseu.

"Curiosamente, levei comigo um livro de contos do Edgar Allan Poe, que é conhecido precisamente por ter um estilo de escrita bastante expressivo e até mórbido. Levei porque sabia que podia ser útil para me inspirar pois senti que estava no mesmo campo criativo que eu pretendo enaltecer no meu primeiro disco." acrescenta A SUL.

Os singles 'Gin' e 'Tela' fazem parte do primeiro álbum de A SUL, 'QUER, QUER, QUER' com data prevista para o primeiro trimestre de 2025.

Depois de duas datas em Vila Real e Fafe, A SUL apresenta-se com Marta Fonseca, no Bota, em Lisboa já no próximo dia 11 de dezembro, onde poderemos escutar a 'Tela' pela primeira vez ao vivo, depois da sua estreia.

Com produção da própria e de Miguel Marôco, mistura e masterização de Nuno Simões, 'Tela' já se encontra disponível em todas as plataformas digitais, uma edição Cuca Monga. 

Teresa Lemos| Foto: Bruno Sul

Tsunamiz lançou no passado mês de dezembro o seu oitavo álbum de estúdio, Love Is Never Enough, um disco cru e humano que aborda a desilusão, a impotência e o desencanto social. O trabalho reflete o percurso pessoal de Bruno Sobral, músico do Seixal que cresceu num contexto humilde e que, apesar das limitações estruturais e da precariedade do...

No Dia de Reis, 6 de janeiro de 2026, Ana Tereza apresentou o seu mais recente single, "O Natal não é Quando o Homem Quiser", uma canção que propõe um olhar sensível e reflexivo sobre o Natal. A artista afasta-se das narrativas festivas tradicionais para dar lugar à introspeção, à memória e à condição humana.

O cinema brasileiro alcançou um feito histórico ao vencer duas estatuetas nos Globos de Ouro. O Agente Secreto, de Kléber Mendonça Filho, foi distinguido como Melhor Filme em Língua Não Inglesa, enquanto Wagner Moura conquistou o prémio de Melhor Ator, tornando-se o primeiro brasileiro a vencer nesta categoria.