3ª edição do Festival Imaterial recebeu em Évora cerca de 6000 espetadores ao longo de nove dias

30-05-2023

Nesta edição, o Festival Imaterial alcançou 5750 espetadores cumprindo o objetivo inicial de ultrapassar, em larga escala, o número de participantes da edição anterior. Na cerimónia de encerramento do Festival, tanto Francisco Madelino, Presidente da Fundação INATEL como Alexandre Varela, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, reforçaram o crescimento notório do Festival Imaterial em relação à edição anterior assumindo, até, que alguns dos objetivos que tinham sido definidos para esta edição foram largamente ultrapassados.

Durante 9 dias, as salas que receberam os vários momentos de programação, encheram-se de público estando quase sempre esgotadas, proporcionando um inigualável encontro de culturas e momentos de reflexão. Um festival que através da música, das conferências, do cinema, e dos olhares sobre a tradição que daí resultam, levou as pessoas que participaram nesta edição do Imaterial a um encontro de novas formas de nos pensarmos como coletivo.

O Festival Imaterial, um projeto com organização da Câmara Municipal de Évora e da Fundação Inatel, com direção artística de Carlos Seixas. está de regresso a Évora para a sua 4ª edição entre os dias 17 e 25 de maio 2024.

Com este vídeo é possível reviver alguns dos momentos extraordinários desta edição do Imaterial. Os restantes, ficaram na memória de todas as pessoas que visitaram o Festival que representa um lugar de resistência contra todas as discriminações, um lugar de liberdade, um lugar desafiador de pensamento crítico, um lugar inspirador dessa outra Arte de existir: o Vagar.

O último dia foi ainda marcado pela atribuição do Prémio Imaterial a Paulo Lima, antropólogo português que trabalha sobre património enquanto forma de intervenção política e cívica. Convicto de que o património está por todo o lado - é só saber escutá-lo, interpretá-lo, amplificar a sua vitalidade e a sua dignidade.

A noite de 27 de maio, último dia do festival, encerrou com Os Ganhões de Castro Verde & Paulo Ribeiro que ofereceram ao público presente o espetáculo "O Cante não cai do céu" juntando às modas do cancioneiro tradicional um conjunto de novas composições trabalhadas por Paulo Ribeiro a partir de poemas de Manuel da Fonseca, João Monge, Tiago Rodrigues ou Patrícia Portela, numa perspetiva de renovação do reportório do cante, trazendo novos olhares sobre uma música que é Património Cultural e Imaterial da Humanidade. 

Fotos: Joana César

A cantora britânica Celeste está de regresso com um novo single, intitulado "On With The Show", uma balada cinematográfica marcada por uma forte carga emocional e uma produção expansiva. O tema mergulha na vulnerabilidade da artista, espelhando a luta interior para manter a compostura e seguir em frente, mesmo diante da dor.

Álvaro de Luna apresenta "Donde Vamos", o seu mais recente single, em colaboração com Fernando Daniel, marcando a primeira vez que o artista espanhol partilha uma canção com um cantor português. O novo álbum de Álvaro de Luna tem lançamento previsto para este ano, e irá marcar uma nova fase no seu percurso musical.

A banda Maroon 5, vencedora de três GRAMMY Awards e de vários discos de platina, anunciou o seu oitavo álbum de estúdio, "Love Is Like", que chegará a 15 de agosto. Para celebrar, a banda lançou o novo single "All Night", cujo vídeo oficial tem a realização de Aerin Moreno (Tate McRae, Tyla),...

Publicidade