Zara G e Progvid unem forças em ''Sem Adversários''

06-02-2024
Zara G
Zara G

A dupla já não é inédita, mas ainda tem muito por onde dar que falar. Zara G e Progvid voltam a encontrar-se em "Sem Adversários", com os olhos postos em Modo Superstar, trabalho que em breve apresentarão juntos — isolados e em direção ao topo.

A dupla já não é inédita, mas ainda tem muito por onde dar que falar. Zara G e Progvid voltam a encontrar-se em "Sem Adversários", com os olhos postos em Modo Superstar, trabalho que em breve apresentarão juntos — isolados e em direção ao topo.

Depois de cada um se mostrar "Pronto" a assumir uma parceria infalível com um primeiro single de estreia, o membro dos Wet Bed Gang volta a trazer novidades ao lado do produtor que ficou encarregue de toda a produção do seu novo projeto a solo. Foi com a entrada na casa editorial da Virgin Music Portugal que o rapper da Vialonga deu início a uma nova fase da sua carreira em nome próprio, e o próximo capítulo passa por um álbum colaborativo.

"Sem Adversários" revela, assim, um vislumbre do que poderá estar para vir entre estes dois artistas: cadências frenéticas e frequências espaciais num tema que aponta para fora da atmosfera onde ambos se inserem. Sendo Progvid um dos produtores de maior destaque no panorama nacional atual, o seu raio de ação mantém-se num registo simultaneamente abrangente e vincado, que tanto vai do trap ao drill sem perder o seu fio à meada.

Já para Zara G, rimar sobre diferentes instrumentais é coisa que não o inibe — bem pelo contrário. O prodigioso rapper da V-Block é reconhecido pela sua agilidade inusitada em frente ao microfone, e "Sem Adversários" espelha precisamente essa facilidade com que se distingue dos demais. E, a solo, só se tem revelado cada vez mais versátil dentro da sua própria linha inconfundível. Mais por vir, muito em breve…

Universal Music | Foto:D.R.

De regresso a Portugal — que tanta veneração lhes tem prestado nos últimos 30 anos —, para a apresentação do novo disco "Soft Tissue", a 26 de julho, no Ageas Cooljazz, os Tindersticks falam do passado, do futuro e… da complicada arte de fazer camisas. Nesta entrevista e em palco, a voz, inigualável, é de Stuart Staples, claro.

Aos 17 anos, Afonso Silva é já uma das vozes mais promissoras da nova geração da música portuguesa. Natural de Portimão, o jovem cantor e compositor deu os primeiros passos no fado — género que ainda hoje marca a sua forma intensa de interpretar — e tem vindo a construir um percurso artístico que cruza música, teatro e dança.

Naturais de Portimão e irmãos na vida real, Francisco e Afonso Monteiro — conhecidos artisticamente como Franxi e Montero — são uma das vozes emergentes mais singulares da nova música urbana portuguesa. Com uma estética que cruza trap, afrobeats e eletrónica, a dupla procura muito mais do que apenas criar canções: quer contar histórias, criar...

Conversamos com Aritson Lúcio, conhecido no mundo do Hip Hop como Da-Skill, um nome de peso no rap lusófono. Artista angolano, criado no Barreiro, em Portugal, Da-Skill iniciou a sua trajetória em 1999 e desde então vem trilhando um caminho marcado por dedicação, inovação e uma profunda ligação com as suas raízes culturais.

Publicidade