Yusuf / Cat Stevens faz dueto consigo mesmo em novo single, ''Father & Son''

Yusuf / Cat Stevens revelou uma releitura do seu sucesso "Father & Son". A canção é o mais recente lançamento retirado do álbum "Tea for the Tillerman²" (lançado a 18 de setembro pela UMC), um álbum que mostra Yusuf a recriar as mesmas onze canções do álbum que definiu uma era, com resultados incríveis.

À medida que a canção chega ao seu 50º aniversário, "Father & Son" continua tão viva como sempre nos corações dos ouvintes, uma canção que se mantém verdadeira em todas as eras. Nesta nova versão, Yusuf canta ambas as partes da canção - o papel do pai reunido digitalmente com uma gravação do seu eu mais jovem, no papel do filho, originalmente gravada numa atuação histórica no lendário Troubadour Club, Los Angeles, em 1970. O efeito de ouvir simultaneamente duas gerações do mesmo homem é assustadoramente misterioso e dá um novo nível de excelência a esta canção tão profunda.

Embora tenha sido escrita há meio século, "Father & Son" aborda as tensões internas e expõe as fraturas que separam tantas famílias de diferentes culturas ao longo do perene hiato de gerações; a centelha da rebelião juvenil pode frequentemente explodir quando é reprimida por um padrão de conformismo e pacificidade, que comumente se instala em muitos corações com a idade.

A mensagem de "Father & Son" não podia, hoje, ser mais relevante. É verdadeiramente uma canção para todos os tempos.

"'Father & Son" parece-me muito apropriada para o que está a acontecer atualmente, se considerares a figura do pai como sendo a ordem vigente. No entanto, não acho que as revoluções sejam tão semelhantes às anteriores, o seu principal objetivo é dar a volta por cima e livrarem-se delas. Pessoalmente, não acredito nisso; acredito num tipo de mudança que não teria de necessariamente destruir tudo."

O novo lançamento é acompanhado por um impressionante vídeo animado em stop-frame do aclamado realizador Chris Hopewell, Jacknife Films e Black Dog Films. Transferindo a narrativa para um ambiente suburbano moderno, o resultado é outra obra de arte cinematográfica comovente. Os fãs da música de Yusuf / Cat Stevens vão, sem dúvida, adorar ver como mais uma das suas canções essenciais ganhou uma nova vida.

"Father & Son" conta uma história antiga com o talento característico de Yusuf / Cat Stevens. Esta canção vai continuar a ser interpretada por muitos artistas porque ressoa a um nível muito primordial. A nova versão da canção, juntamente com o seu vídeo encantador, parece um tributo adequado do compositor à versão original e aborda detalhes particulares sobre a luta cíclica entre pais e filhos, que mais tarde se tornam pais e continuam a tradição recorrente. A canção é um hino e um chamamento à liberdade, temperado com um apelo para sermos mais atenciosos com os outros - especialmente com a própria família.

universal music