Yusuf / Cat Stevens explora as possibilidades do zero desperdício em produção de novo vídeo

21-07-2020

Após o lançamento da recriação do seu hino ecológico de 1970 - "Where Do The Children Play?" - Yusuf / Cat Stevens e o realizador Chris Hopewell (Radiohead, Run The Jewels) revelaram imagens de bastidores explorando a consciência ambiental que levou à criação deste vídeo animado em stop-motion, alegórico e visualmente cativante.

A criação do vídeo reflete o aviso presciente da canção e as suas preocupações ambientais. 90% de todos os adereços e cenários foram feitos a partir de materiais reciclados para minimizar, sempre que possível, os impactos da produção no meio ambiente. Este compromisso levou o realizador Chris Hopewell a criar um oceano inteiro feito de lixo plástico recuperado de uma praia no sul de Gales. Posteriormente, adaptando madeira recuperada e latas usadas de tinta de uma loja de beneficência local, Hopewell transformou os materiais de outros aterros sanitários num cenário inteiro ao longo de uma sessão de gravação que durou seis semanas.

Realizados por Hopewell (cujos créditos anteriores incluem "Burn The Witch", dos Radiohead), e pela produtora Black Dog Films, três novos filmes making-of exploram as possibilidades de criar um vídeo com o mínimo de desperdício possível. Veja o vídeo da praia AQUI, o filme sobre a construção do mar AQUI e as cenas dos bastidores AQUI.

"A canção em si tem uma mensagem ambiental muito forte, por isso decidimos desde o início que o vídeo em si deveria ter o menor impacto ambiental possível. A produção de filmes pode causar muito desperdício com a produção de maquetes, design e construção de cenários. Por isso, tentámos usar o máximo possível de material reciclado.

Este material foi amealhado a partir centros de reciclagem, além de alguns objetos destinados a aterros e doados por amigos e familiares. Isto tornou a produção um pouco mais complexa, porque não podíamos simplesmente comprar numa loja de hardware o que era necessário. Tivemos que nos contentar com o que tínhamos reunido, sendo que esta abordagem acabou por ser bastante divertida, embora um pouco mais demorada. As cenas do oceano de plástico no filme são feitas com resíduos de plástico amealhados numa costa de praia de 2 km no sul de Gales.

Gostaria que o vídeo fizesse as pessoas pensarem no legado que estamos a deixar para as gerações futuras. Precisamos repensar totalmente a maneira como consumimos."

Chris Hopewell

"'Where Do The Children Play?' é tão relevante. A canção fala do que se passa - que precisamos de mudar a nossa forma de viver. Ao olhar para o mundo de hoje e para a mensagem desta música de 50 anos, parece que o mundo nunca cresceu."

Yusuf / Cat Stevens

Yusuf / Cat Stevens nunca se contentou em permanecer como um observador e dedicou grande parte da sua vida a criar mudanças positivas para abraçar a paz, a sustentabilidade e a melhoria da humanidade. Hoje isto pode ser testemunhado através do seu projeto Peace Train, que se foca em dar ajuda alimentar e a desenvolver iniciativas autossustentáveis para comunidades empobrecidas.

Cinquenta anos depois, este renascimento sonoro e visual de "Where Do the Children Play?" afirma a preocupação do artista com o mundo natural, sustentado por um desejo de preservação da inocência da infância e da ligação espiritual num mundo cada vez mais centrado na tecnologia. A vida e a carreira de Yusuf / Cat Stevens viram-no percorrer um caminho sem limites e, no entanto, a humanidade central da sua mensagem permaneceu consistente, irradiando um acompanhamento musical caloroso e reconfortante à busca de paz e à compreensão entre os povos e em harmonia com a natureza.

"Where Do The Children Play?" é o primeiro tema retirado do próximo álbum "Tea for the Tillerman²", a ser lançado no dia 18 de setembro, marcando o 50.º aniversário do álbum que definiu uma época e que fez de Yusuf / Cat Stevens uma estrela. O álbum está disponível em regime de pré-venda AQUI.

universal music