Yuri da Cunha e Ivete Sangalo juntos em ''Egoísta''

14-05-2023

O novo single de Yuri da Cunha, um dos embaixadores da música de Angola, é um dueto com Ivete Sangalo. "Egoísta" nasce da relação entre o axé da estrela brasileira e a kizomba de um dos mais importantes músicos do seu país.

O histórico encontro transatlântico estabelece pontes rítmicas e musicais entre duas figuras incontornáveis das respectivas culturas. A canção foi escrita por Gabriel Cantinini, Marco Esteves e pelo próprio Yuri da Cunha. As gravações decorreram na casa de Ivete Sangalo em Salvador da Bahia, onde o vídeo de Rafa Mattei também foi filmado.

A cumplicidade dos dois ganhou forma em música depois de um convite da brasileira ao músico angolano para se deslocar ao Brasil. Composto por Gabriel Cantinini, Marco Esteves e pelo próprio Yuri da Cunha, o tema foi gravado na casa de Ivete Sangalo em Salvador da Bahia.

Depois de um EP lançado em colaboração com outro consagrado, Paulo Flores, Yuri da Cunha regressa com uma canção de verão para fazer girar as pistas globais.

Um dos maiores artistas e intérpretes da música angolana, pôs diferentes geraçōes a ouvir semba, do qual descendeu o kizomba, em Angola e não só. É também um dos mais ousados ao gravar um disco como Yuri da Cunha canta Artur Nunes, dedicado ao cantor dos anos 60, e um grande espectáculo de homenagem ao histórico da música de protesto Teta Lando.

Cumpriu o sonho de consagrar a sua música no palco do Coliseu dos Recreios, onde se estreou em 2009, convidando novos artistas angolanos a revelar-se aos portugueses, com a intenção de elevar a cultura musical angolana. Voltaria a subir à nobre sala lisboeta com Paulo Flores há poucos meses.

Talento revelado precocemente, deu os primeiros passos na música com apenas três anos. Sobe pela primeira vez aos palcos com o seu pai, Henrique da Cunha, multi-instrumentista e cantor.

Em 1994, com 14 anos, passa pelo Festival Rádio Nacional da Canção, onde obtém nota máxima. É então encaminhado para o programa Pió Pió, da Rádio Nacional de Angola, onde grava o seu primeiro original O Amigo, que lhe permite a consagração de melhor cantor infantil pela estação.

Ruma a Portugal em 1998 para gravar o primeiro álbum É Tudo Amor, editado no ano seguinte. É, no entanto, com o segundo registo de originais, Eu, de 2005, que vence a maior parte dos grandes prémios musicais de Angola.

Entre 2009 e 2010 é convidado por Eros Ramazzotti para participar numa digressão de 62 concertos pela Europa.

Ivete Sangalo já vendeu mais de vinte milhões de discos, dos quais cinco milhões foram ainda com a Banda Eva. Vencedora de quatro Grammy latinos, é uma das mais populares e adoradas artistas brasileiras. Gravou Ivete, Gil e Caetano com Gilberto Gil e Caetano Veloso, ou mais recentemente Viva Tim Maia! com Criolo, entre outras parcerias de estúdio e palco com os maiores nomes do Brasil.

É também reconhecida pelas suas actuações frenéticas, como nos tem habituado no Rock In Rio Lisboa desde a primeira edição.

Sony Music

O ano de 2026 promete ser memorável para os fãs de cinema de terror. A primeira grande estreia chega já a 22 de janeiro com PRIMATA, um thriller intenso da Paramount que soma 79% no Rotten Tomatoes, destacando-se pelo suspense claustrofóbico, ritmo implacável e efeitos marcantes.

A HBO anunciou que Hans Zimmer e o coletivo Bleeding Fingers Music serão os responsáveis pela nova banda sonora da série HBO Original Harry Potter. A produção tem estreia prevista para 2027 na HBO Max, nos territórios onde a plataforma estiver disponível, incluindo a Alemanha e Itália, bem como no Reino Unido e Irlanda, onde o serviço será lançado...

A terceira temporada de EUPHORIA, a aclamada série HBO Original criada por Sam Levinson, estreia na segunda-feira, 13 de abril, na HBO Max. Composta por oito episódios, a nova temporada será lançada semanalmente e volta a contar com Zendaya no papel principal. Produzida em parceria com a A24, EUPHORIA é uma das séries mais vistas da história...

O cinema brasileiro alcançou um feito histórico ao vencer duas estatuetas nos Globos de Ouro. O Agente Secreto, de Kléber Mendonça Filho, foi distinguido como Melhor Filme em Língua Não Inglesa, enquanto Wagner Moura conquistou o prémio de Melhor Ator, tornando-se o primeiro brasileiro a vencer nesta categoria.