WIM WERTENS apresenta ''Ranges of Robustness'' ao vivo em Lisboa e Porto

27-05-2025

Após o lançamento do seu mais recente álbum, RANGES OF ROBUSTNESS (2024), o compositor e intérprete belga WIM MERTENS regressa a Portugal em 2026 para dois grandes concertos.

31 de Janeiro
Aula Magna, Lisboa

2 de Fevereiro
Casa da Música, Porto

Nome maior da música clássica contemporânea há várias décadas, Wim Mertens é reconhecido pela sua sonoridade inconfundível, marcada por um minimalismo melódico e uma intensa carga emocional. Compositor, pianista, contratenor, guitarrista e violinista, soma inúmeros álbuns editados e uma carreira internacional que o levou a palcos por toda a Europa, Américas e Ásia.

Mertens iniciou o seu percurso como musicólogo e produtor de rádio, tendo lançado em 1980 o álbum For Amusement Only, construído exclusivamente com sons de máquinas de flippers. Seguiram-se obras marcantes como Struggle for Pleasure e Maximizing the Audience que consolidaram o seu estilo e aclamado percurso. Compôs também para teatro e cinema, destacando-se a colaboração com Peter Greenaway em The Belly of an Architect.


Depois da digressão Inescapable, que celebrou os seus 40 anos de carreira, e da aclamada Voice of the Living Tour, dedicada às vítimas e soldados da Primeira Guerra Mundial, apresenta agora ao vivo o seu mais recente álbum Ranges of Robustness, desta vez acompanhado por quatro experientes intérpretes de instrumentos de sopro (nos quais se incluem o saxofone alto e tenor, o trompete, a corneta, o trombone e a trompa), num espetáculo que junta clássicos às novas composições.

As atuações ao vivo de Mertens são experiências imersivas, que transcendem o simples ato de escutar música. Com uma presença cénica depurada e uma gestualidade mínima, o artista cria um intenso diálogo entre o piano, a voz e o ensemble, envolvendo o público numa atmosfera suspensa entre a contemplação e a intensidade emocional. 

©This is Ground Control | Foto:D.R.

"Olha P'ra Ela" é o primeiro single do álbum de estreia de IOLANDA e marca o início de uma nova fase na carreira da artista. Depois de dois EPs que a consolidaram como uma das vozes mais relevantes da nova pop portuguesa, este lançamento inaugura um trabalho em formato longo, coeso e assumidamente autoral. O tema é acompanhado por um...

O cantor e compositor Max Allais prova que a distância não tem de ser um obstáculo quando existe amor. O artista franco-neozelandês acaba de lançar o seu novo single, "Wherever You Go", uma canção que leva uma promessa emocional diretamente para as playlists — e para a mente — dos seus fãs.

Os Mumford & Sons revelaram "The Banjo Song", novo single retirado do sexto álbum de estúdio, Prizefighter, com edição marcada para 20 de fevereiro de 2026. O tema foi coescrito com Aaron Dessner (The National) e Jon Bellion, e sucede aos lançamentos "Rubber Band Man", com Hozier, e à faixa-título do disco.