WIM WERTENS apresenta ''Ranges of Robustness'' ao vivo em Lisboa e Porto

27-05-2025

Após o lançamento do seu mais recente álbum, RANGES OF ROBUSTNESS (2024), o compositor e intérprete belga WIM MERTENS regressa a Portugal em 2026 para dois grandes concertos.

31 de Janeiro
Aula Magna, Lisboa

2 de Fevereiro
Casa da Música, Porto

Nome maior da música clássica contemporânea há várias décadas, Wim Mertens é reconhecido pela sua sonoridade inconfundível, marcada por um minimalismo melódico e uma intensa carga emocional. Compositor, pianista, contratenor, guitarrista e violinista, soma inúmeros álbuns editados e uma carreira internacional que o levou a palcos por toda a Europa, Américas e Ásia.

Mertens iniciou o seu percurso como musicólogo e produtor de rádio, tendo lançado em 1980 o álbum For Amusement Only, construído exclusivamente com sons de máquinas de flippers. Seguiram-se obras marcantes como Struggle for Pleasure e Maximizing the Audience que consolidaram o seu estilo e aclamado percurso. Compôs também para teatro e cinema, destacando-se a colaboração com Peter Greenaway em The Belly of an Architect.


Depois da digressão Inescapable, que celebrou os seus 40 anos de carreira, e da aclamada Voice of the Living Tour, dedicada às vítimas e soldados da Primeira Guerra Mundial, apresenta agora ao vivo o seu mais recente álbum Ranges of Robustness, desta vez acompanhado por quatro experientes intérpretes de instrumentos de sopro (nos quais se incluem o saxofone alto e tenor, o trompete, a corneta, o trombone e a trompa), num espetáculo que junta clássicos às novas composições.

As atuações ao vivo de Mertens são experiências imersivas, que transcendem o simples ato de escutar música. Com uma presença cénica depurada e uma gestualidade mínima, o artista cria um intenso diálogo entre o piano, a voz e o ensemble, envolvendo o público numa atmosfera suspensa entre a contemplação e a intensidade emocional. 

©This is Ground Control | Foto:D.R.

A estrela global vencedora de um GRAMMY, Doja Cat, regressa com o single e videoclipe "Jealous Type", já disponível. O tema, produzido por Jack Antonoff (Taylor Swift, Lorde) e Y2K (Ariana Grande, Tate McRae), fará parte do muito aguardado quinto álbum de estúdio, Vie, com edição marcada para 26 de setembro.

Os Major Lazer estão de volta com nova música e com a entrada da artista britânico-jamaicana e criadora de conteúdos America Foster, que se junta a Diplo, Ape Drums e Walshy Fire na mais recente formação do coletivo multiplatinado.

Rubel e Marina Sena apresentam o single "Carta de Maria", um tema escrito e produzido por Rubel juntamente com Gabriel Duarte, diretor musical do último álbum de Marina. A canção marca um encontro raro entre a MPB e o Pop e surge a poucos meses do regresso de Rubel a Portugal, que acontece nos dias 18, 20 e 23 novembro...