Entrevista com Adriana Lua
Adriana Lua é uma artista que dispensa apresentações. Uma voz poderosa, uma presença luminosa e uma carreira que tem conquistado público após público.

Ainda em Abril Van Zee se juntava a bordo da tripulação da Virgin Music Portugal, e em poucos meses já o artista madeirense se vê mergulhado em águas nunca dantes navegadas por si. É certo que esse mês promete, invariavelmente, águas mil, mas foi o próprio Sebastião "Van Zee" — que, traduzido do neerlandês (língua que bem conhece graças à nacionalidade da sua mãe), significa, à letra, "Do Mar" — quem se arriscou fora de pé, depois de acolhido numa casa onde esse salto de fé foi encorajado.
O resultado, nem meia dúzia de meses depois, está à vista de todos: não só Van Zee é, por esta altura, o rosto da playlist mais ouvida no Spotify em Portugal, como conta, também, com sete temas (cinco da sua autoria e um em que participa como artista convidado) entre os 200 mais ouvidos no Spotify a nível nacional.
Sendo "Alma Nua" o tema melhor posicionado, atualmente em 18º, seguido de "Perto" em 97º; "Amar de Cor" em 125º; "Para Casa" em 129º; "underwater" de FRANKIEONTHEGUITAR em colaboração com Van Zee e Diogo Piçarra em 170º.
Se há um ano Van Zee continuava "preso" na sua própria ilha, hoje o autor de Aporia (2021) é já um artista cobiçado à escala continental, muito por culpa de sucessos recentes como são os casos de "Senti Tanto", "Para Casa" ou "Amar de Cor" — e, ainda, a sua participação em "underwater", primeiro single do álbum de estreia de FRANKIEONTHEGUITAR, THERE's NO PLACE LIKE HOME, que conta também com a colaboração de Diogo Piçarra —, todos eles editados pela Virgin Music Portugal. Já "Alma Nua", canção que lançou ainda em 2022, está prestes a subir à tona do top 10 nacional.
Este seu sucesso exponencial não se tem ficado, porém, pelas plataformas de streaming, e prova disso está no mar de gente que esperou, desde as 14 horas de 14 de Julho, para ver o artista madeirense actuar em "casa" pelas 20 horas, no Summer Opening deste ano; ou o enorme cardume de festivaleiros que deu à costa d'O Sol da Caparica, no início deste mês de Agosto, na hora de Van Zee subir ao palco — uma estreia imaculada em festivais maiores deste lado do Atlântico.
Universal Music | Foto: Henrique Seruca
Adriana Lua é uma artista que dispensa apresentações. Uma voz poderosa, uma presença luminosa e uma carreira que tem conquistado público após público.
Cristina Cherry é uma das vozes emergentes da nova geração da música portuguesa. Nascida a 15 de julho de 1997, em Faro, a cantora e compositora cresceu no coração do Algarve, onde cedo percebeu que o seu caminho passaria inevitavelmente pela música. Aos 21 anos, partiu do país em busca de autoconhecimento e de novas oportunidades, mas regressou...
Nascida e criada no Algarve, Yinb é uma das vozes emergentes da cena musical portuguesa. A sua abordagem ao R&B destaca-se pela forma introspetiva e etérea com que explora temas como o desenvolvimento pessoal e a ligação entre o mundo espiritual e físico. Depois de lançar os primeiros singles, aprofundou os seus conhecimentos em produção musical na...
Natural de Lagos, Marta Lima é uma das vozes emergentes da nova música portuguesa. Depois de conquistar público e crítica com os EPs Murmúrio (2023) e Postal em Branco (2025), que já somam milhares de streams, e de passar por palcos de grande dimensão como o NOS Alive, Festival F e Vodafone Paredes de Coura, a cantora regressa...
Publicidade