''Vamos à Vila'' em Monchique celebra tradições com Ana Bacalhau e 7ª Legião

10-05-2025
Ana Bacalhau
Ana Bacalhau

O evento "Vamos à Vila", promovido pelo Município de Monchique, regressa em 2025 com uma programação alargada e várias novidades. A iniciativa, que tem como objetivo celebrar e valorizar as tradições locais, transforma a vila num palco vivo de cultura, música e gastronomia durante três dias, de 30 de maio a 1 de junho.

Segundo a autarquia, "algumas artérias da vila vão ser fechadas para levar o visitante a explorar as principais zonas, cantos e recantos, para que a praça pública seja um local de festa e celebração das tradições". A edição deste ano será a mais extensa de sempre, reunindo o maior número de artistas e bandas, e contará com novas zonas de estar, esplanadas, áreas de sombra e uma maior diversidade de tasquinhas.

Uma das grandes novidades de 2025 é a utilização do novo anfiteatro natural do Parque da Vila, que irá acolher dois concertos em destaque: Ana Bacalhau sobe ao palco no dia 30 de maio, pelas 21h30, dando início à programação musical. No dia seguinte, à mesma hora, será a vez da emblemática banda 7ª Legião animar o público.

O tradicional concerto na Igreja Matriz mantém-se como um dos momentos altos do evento, com a atuação da guitarrista Marta Pereira da Costa no dia 1 de junho, às 18h00.

O "Vamos à Vila" contará ainda com a presença dos Municípios de Machico (Madeira) e Montejaque (Espanha), ambos em processo de geminação com Monchique, que participarão num intercâmbio cultural com mostras de música e gastronomia tradicional, reforçando os laços de amizade e cooperação entre os territórios.

Com uma programação rica e variada, o evento promete ser um verdadeiro convite à descoberta e celebração da identidade cultural de Monchique.


Dois amigos, muitos voos e ainda mais histórias. É assim que nasce "Criando Bagagem", o novo espetáculo de comédia de Robson Sousa e Whindersson Nunes, que se reúnem no palco para compartilhar, com muito bom humor, as situações mais inusitadas que viveram enquanto rodavam o Brasil e o mundo *fazendo comédia*.

A arte drag sobe ao palco do Teatro Villaret, em Lisboa, no dia 23 de Fevereiro, com "A Toca das Loucas", um espectáculo que mistura humor, emoção e terapia de grupo. Criada e protagonizada pelas Queens da Haus of Bunny e encenada por Sincera Mente, a peça transforma vulnerabilidades em momentos de libertação, entre confissões, pop e muitas plumas....