Tradições, sabores e artes invadiram as ruas de Lagoa no regresso do Mercado de Culturas ... à Luz das Velas

21-07-2022

Lagoa recebeu o Mercado de Culturas... à Luz das Velas, entre os dias 14 e 17 de julho. No Convento de São José e nas ruas circundantes, mais de 60 artesãos, de várias culturas e religiões do mundo, mostraram aos milhares de visitantes as suas tradições, sabores e artes.

Lagoa voltou a ser o epicentro do Mercado de Culturas... à Luz das Velas, com a realização da 7ª Edição, que teve como temática cultural "Diverculturas & Diversons".

Este evento cultural pretendeu abranger a diversidade cultural e sonora das 6 culturas ou áreas geográficas do mundo que estiveram em evidência nas seis anteriores edições: cultura Islâmica, judaica-sefardita, celta, Rota da Seda, África e Mediterrâneo.

As músicas tradicionais de raiz estiveram em destaque nos quatro palcos do evento.

Como nas edições anteriores não faltaram diferentes espaços contemplativos que encantaram os visitantes: a Praceta das Velas (dedicada à cultura judaica), a Rua do Oriente e o Jardim Zen.

Sete zonas com mais de 40 símbolos desenhados com velas deram a conhecer as religiões, tradições, gastronomia e mitologia das seis anteriores culturas que marcaram presença nas edições anteriores.

A gastronomia teve um papel predominante neste evento. Assim, os claustros do Convento de São José transformaram-se numa Taberna Celta com cerveja artesanal e hidromel.

Na sala de exposições do Convento de São José foi possível visitar uma exposição de pintura e colagens denominada "Culturas do Mundo" de Ana Paula Almeida.

Depois do enorme sucesso das edições anteriores, Lagoa atraiu mais de 50 mil visitantes ao longo de quatro dias na sua 7ª Edição do Mercado de Culturas... à Luz das Velas.

Veja as fotos no nosso FACEBOOK

01-Arte-ptica-Manuela-2021-04