Tour SNTMNTL de Diogo Piçarra estreou-se com casa cheia na Super Bock Arena

16-04-2024

O pano sobe com o Manifesto SNTMNTL, o vídeo que guarda os valores do mais recente álbum de Diogo Piçarra e que marca o início do caminho para esta nova era. O palco, desenhado especialmente para esta tour, mostra três estruturas móveis, que albergam os músicos e cujos painéis LED acompanham todo o espetáculo, ora movendo-se e revelando o seu interior, ora projetando vídeo nas suas LED walls. "Hoje acordei sentimental, mas isto não é de hoje. Convivo com tempestades que destroem o meu jardim" – é a intro do álbum e do concerto, a desenhar esse universo tão próprio de Diogo Piçarra.

A abrir "Não Te Odeio", esse hino que conquistou tantas pessoas ao falar de um sentimento que todos vivemos, mas raramente confessamos. A pirotecnia entra em cena e sobe imediatamente o tom da festa e abre para "Teu", canção incluída no novo álbum e que é abrilhantada pela performance dos bailarinos, os Uais, que acompanham Diogo Piçarra ao vivo. Mas numa carreira já longa, há espaço para êxitos como "Dialeto", "Já Não Falamos", o inevitável "Coração", que sabemos bem que Diogo o tem do lado certo, e "Até Ao Fim". Voltamos a SNTMNL e "Saída de Emergência", a balada que discretamente conquistou tudo e todos e acumula milhões de streams, soa pelos recantos da Super Bock Arena cantada em coro pelo público.

A primeira convidada da noite sobe a palco, e "sabesamar" cantado por JÜRA e Diogo Piçarra mostra como já é um favorito dos fãs, que em pouco tempo fizeram de SNTMNTL um êxito. Segue-se "Anjos" para abrir caminho para um salto de "Paraquedas" com a primeira convidada surpresa da noite, Sofia Martín. A canção, que junta português e espanhol, Diogo e Sofia, fez-nos dar um salto e reconhecer esta pérola ibérica. Daqui até "Escuro", uma das mais belas composições de Diogo Piçarra, e o público não desarma a cantar tudo em coro com o seu artista favorito. "A Nossa Rua" traz-nos de volta a SNTMNTL para, de seguida, regressar a "Trevo", "História" e "Tu e Eu", uma sucessão de êxitos.

Mas a noite ainda era uma criança e meio concerto volvido passou num piscar de olhos, de tal forma o público e o artista estavam em sintonia absoluta. O pano sobe para a dupla Van Zee e FRANKIEONTHEGUITAR, para júbilo do público. Com eles Diogo Piçarra interpretou "Underwater", colaboração que mostra toda a versatilidade vocal e artística do anfitrião. "Nós Os 2" abre caminho para a cover da noite que, desta vez, foi "The Kill" dos Thirty Seconds To Mars interpretada ao piano numa rendição que faz com que a canção se torne de Diogo Piçarra tal é a personalidade com que a canta e toca. A entrar na reta final do concerto, "Paraíso", com Diogo ao piano e um coro de seis mil pessoas muito afinadas, enche a arena de luzes.

E eis que Pedro Abrunhosa entra em palco, a jogar em casa e com o êxito enorme de "Amor de Ferro", a canção que reúne mestre e aluno, jurado e participante, mas acima de tudo duas gerações de admiração e respeito mútuos. Ovação plena e comoção por toda a sala, telemóveis em riste para eternizar o momento e pessoas em lágrimas – o poder da canção é este mesmo. Após o momento, Diogo Piçarra pede a Pedro Abrunhosa para regressar ao palco, em sinal claro de que apenas uma ovação não seria suficiente, e o mestre diz algo que todos sabemos, que o percurso de sucesso de Diogo Piçarra não é feito apenas de talento, mas acima de tudo de bondade. O coração do lado certo.

A fechar, outra das grandes canções de SNTMNTL, "Há Sempre Uma Música" e uma despedida que levou a um grito por um encore. E este momento guardava o segundo convidado surpresa da noite: Bispo. Em palco, Diogo Piçarra e Bispo cantaram a canção que já é quádrupla platina, "Monarquia", com o público novamente rendido. E, agora sim, chegava a despedida com "Sorriso", num concerto que de tão bom, pareceu passar a correr (apesar de contar com 24 canções) – e uma explosão de confettis a combinar com o momento alto que se viveu na Super Bock Arena nesta noite de 13 de abril de 2024.

Para uma despedida sentida, ao som de "Adeus", tema que fecha SNTMNTL, todos os convidados, banda e bailarinos subiram a palco para agradecer àquele público que não arredou pé e certamente saiu rouco dum concerto absolutamente inesquecível. No próximo sábado, 20 de abril, Diogo Piçarra sobe ao palco do Sagres Campo Pequeno para trazer a sua tour SNTMNTL até Lisboa. Ainda há bilhetes disponíveis aqui, mas não deverá ser por muito tempo.

Universal Music | Fotos:D.R.

Música e sustentabilidade. Estas foram apenas duas das grandes âncoras que marcaram a edição de 2024 do North Festival, evento que decorreu, pela primeira vez, no Parque de Serralves. O evento recebeu, ao longo de três dias, 65 mil festivaleiros e registou um impacto económico de 22 milhões de euros.

Nelly Furtado, superestrela mundial vencedora de vários Grammys e que já conquistou vários discos de Platina, acaba de lançar o novo single "Love Bites (feat. Tove Lo & SG Lewis)". Escrita por Nelly Furtado, Tove Lo e SG Lewis, e produzida por SG Lewis, "Love Bites" é um hino sensual que canaliza a energia...