Stormzy, Gayle, OneRepublic, Kalush Orchestra, Spinall, Ayanna e Nasty C sobrem ao palco dos MTV EMAs 2022

05-11-2022

A MTV acaba de confirmar Stormy, GAYLE, OneRepublic, Kalush Orchestra, SPINALL, Äyanna e Nasty C entre a constelação de performers nos MTV EMAs 2022, juntando-se a Ava Max, Bebe Rexha, David Guetta, Gorillaz, Lewis Capaldi e Muse, os artistas e bandas anteriormente confirmados no palco desta enorme celebração da música conduzida por Rita Ora e Taika Waititi no dia 13 de novembro em Düsseldorf, na Alemanha, transmitida em direto e exclusivo pela MTV Portugal a partir das 19:00.

Há também novidades sobre outras das grandes presenças da noite. O cantor e compositor nomeado para os GRAMMY Julian Lennon, a modelo e ativista de enorme reconhecimento mundial Leomie Anderson e o cantor e compositor britânico e estrela do TikTok Sam Ryder vão apresentar categorias e prémios durante os MTV EMAs, sendo que ao longo dos próximos dias serão anunciadas mais estrelas que farão parte desta equipa de luxo.

Mas voltemos às performances da noite... Regressando ao palco dos EMAs, o músico britânico Stormzy prepara-se para apresentar o seu aguardado terceiro álbum - This Is What I Mean - no dia 25 de novembro via 0207 Def Jam. Neste lançamento, o artista destaca-se não só como um dos mais talentosos rappers do Reino Unido, mas também como um dos músicos mais criativos ao longo de todos os géneros musicais e um ícone cultural. Com este novo trabalho, Stormzy criou um clássico moderno inegável, condensando de forma subtil um grande número de estilos e géneros que abordam de forma emocionante os espaços entre o urgent modern, o soul e o hip hop. Além disso, o artista britânico está também na corrida aos prémios na categoria Best Longform Video.

Em estreia nos EMAs, a cantora e compositora de 18 anos, corajosamente honesta e inegavelmente magnética GAYLE cria o tipo de música pop autocontrolada que gera empoderamento tanto para o artista como para o público. Desde o lançamento do ousado e íntimo dumbass - uma faixa com muitas playlists que estreou no início de 2020 - a música de Nashville lançou, de forma independente, uma série de singles construídos tendo por base a sua marca de composição sem filtro e cheia de belíssimas matizes. Uma das mais recentes artistas da Atlantic Records, GAYLE está agora a trabalhar no projeto de estreia, encontrando-se igualmente nomeada para Best New e Best Push dos EMAs 2022.

De volta ao palco dos EMAs estão os OneRepublic, nomeados para os GRAMMY, a icónica banda composta pelo cantor/compositor Ryan Tedder, os guitarristas Zach Filkins e Drew Brown, o teclista Brian Willet, o baixista e violoncelista Brent Kutzle e o baterista Eddie Fisher. A banda lançou o seu primeiro set Dreaming Out Loud em 2007, que incluiu o single campeão de vendas de 20mm Apologize, que recebeu uma indicação os GRAMMY®. O segundo álbum da banda, Waking Up, de 2009 produziu os singles de sucesso All the Right Moves, Secrets e Good Life. O álbum de platina certificado, Native, seguiu-se em 2013, contando com o hit número 1 Counting Stars. A banda acumulou cerca de cinco mil milhões de streams no Spotify até ao momento e o seu último álbum, Human, foi lançado no dia 27 de agosto de 2021, sendo composto por singles com mais 2,5 mil milhões de streams globais e são certificados pela RIAA Platinum: Somebody, Run, Somebody To Love, Wanted, Didn't I, Better Days e Rescue Me. No verão, os OneRepublic lançaram um dos maiores sucessos globais deste ano, I Ain't Worried, que foi escrito e fez parte do filme de sucesso Top Gun: Maverick.

Pela primeira vez no palco dos MTV EMAs, a Kalush Orchestra é liderada pelo rapper ucraniano Oleh Psiuk, sendo também formada pelos multi-instrumentistas Tymofii Muzychuk, Vitalii Duzhyk, Andriy Gandziuk (conhecido como MC Dzhonni Dyvnyy), o misterioso KylymMen (dançarino principal cujo nome se traduz como Carpet-Man), Sasha Kondratiuk e Sasha Tab (vocalista da banda, também conhecido por participar na banda Salto Nazad). Fundindo instrumentos e melodias folclóricas tradicionais ucranianas com batidas modernas de hip-hop e versos de rap de fluxo livre, a Kalush Orchestra procura trazer a herança e a cultura da Ucrânia para a atualidade, celebrando a sua singularidade e promovendo-a em todo o mundo. Agora são as principais vozes deste vibrante hip-hop de língua ucraniana que tem estado a borbulhar no underground ao longo dos últimos anos, um movimento que foi impulsionado para os holofotes globais com a sensacional vitória no Eurovision Song Contest em maio de 2022.

Atuando pela primeira vez nos EMAs ao lado de Äyanna e Nasty C, SPINALL é um dos DJs mais reconhecidos e bem-sucedidos de África. O DJ, produtor e compositor é conhecido pelo seu vasto catálogo de singles de sucesso, pelas suas capacidades supremas nos decks e por ser o primeiro DJ nigeriano em digressão por África, Reino Unido e EUA, incluindo apresentações no Ends Festival, OneAfrica, Afronation e Glastonbury Festival. Também colaborou com Wizkid, Burna Boy, Davido, Wande Coal, 6lack, Sean Paul, Bastille, Tiwa Savage, Kranium, Omah Lay, Fire Boy DML, Adekunle Gold e muitos outros nos seus cinco álbuns de estúdio.

A cantora e compositora britânica Äyanna dá crédito ao bairro culturalmente diversificado de East London, onde cresceu, bem como aos seus pais ingleses e jamaicanos por apresenta-la a uma ampla gama de géneros, incluindo reggae, pop dos anos 80, R&B e soul. O single de 2019 da artista, Party Tricks, foi uma das primeiras músicas que escreveu e foi incluída na BBC Music Introducing. Äyanna revelou tanto as suas capacidades de composição como de canto com SPINNAL e DJ Snake em Power (Remember Who You Are), que foi criado para a Skate Heist Short Film da Flipper. O poderoso e contagiente hit de dança, que interpola as memoráveis notas de Sinnerman de Nina Simone, conta com Summer Walker. Atualmente, está a trabalhar no seu projeto de estreia.

Nsikayesizwe David Ngcobo, mais conhecido pelo seu nome artístico Nasty C, é um rapper sul-africano vencedor de vários prémios. O seu segundo álbum, Strings and Bling, bateu vários recordes: foi certificado com dupla platina pela RISA com mais de 90 milhões de streams. O álbum gerou quatro singles multiplatina com King, Jungle, Strings And Bling e SMA, bem como seis discos de platina e mais sete discos do álbum que são certificados Gold. O seu sucesso internacional atingiu um ponto alto ao longo dos últimos anos com o seu documentário Zulu Man in Japan e o lançamento do seu terceiro álbum Zulu Man With Some Power. O álbum inclui colaborações com T.I, Lil Keed, Ari Lennox, Lil Gotit, Tellaman e Rowlene. Atualmente, Nasty C está a trabalhar no seu quarto álbum de estúdio, que será lançado pela Def Jam Records.

Os MTV EMAs 2022 vão decorrer em Düsseldorf no PSD Bank Dome, marcando a sexta vez desta celebração anual e global da música na Alemanha e serão transmitidos pela MTV em mais de 170 países de todo o mundo, em direto e exclusivo, no dia 13 de novembro, domingo. Em Portugal, as celebrações arrancam a partir das 19:00 com o pré-show, seguindo-se o espetáculo às 20:00.

Ogilvy

01-A-Casa-da-Tocha-Som-Direto-2021