Tindersticks começam tour nacional em concerto integrado na comemoração dos 15 anos do Teatro das Figuras

Em 2020 o Teatro das Figuras, em Faro, comemora 15 anos. O aniversário será o mote para a programação anual com a selecção de 15 momentos distintos pela sua especificidade ou exclusividade. O Teatro, que alterou o panorama artístico local e regional dando ao Algarve um palco de excelência para as artes performativas, tornou-se uma referência na cultura nacional, ombreando hoje com espaços de programação de todo o país.

Fevereiro acolhe o primeiro destes 15 momentos, dia 17, com o concerto de Tindersticks. A banda britânica está de regresso a Portugal para apresentar o mais recente disco - "No Treasure but Hope" - numa digressão nacional que tem estreia marcada para o Teatro das Figuras, com um concerto único no Algarve.

O circo contemporâneo regressa à programação do Teatro das Figuras em 2020 com dois momentos já em Fevereiro. Dia 18 decorre uma oficina de circo contemporâneo, com Diogo Santos, e dia 20 será apresentado o espectáculo "Sopros", com direcção artística de Dolores de Matos e Luciano Amarelo. Na sinopse do espectáculo pode ler-se: "[O circo é um] lugar onde o risco e a turbulência são iminentes, onde o intérprete se funde com a criação, onde a distância entre o belo e o trágico pode ser um simples piscar de olhos, ou ter a duração de um sopro. Lugar onde se fundem linguagens e a vida explode. Sopros é assim, simultaneamente, uma celebração e uma reflexão sobre o gesto criador, o artista e o público."

Este ano o Teatro das Figuras, em parceria com a Ópera Isto, acolhe o ciclo "Quem tem Faro para a ópera?" promovendo três óperas infantojuvenis a apresentar nos próximos meses. Em co-produção com a Casa da Música, a Ópera Isto apresenta "Pica Pau Amarelo", a segunda sessão deste ciclo, no dia 22 de Fevereiro.

Caberá ao humor o encerramento da programação de Fevereiro, dia 29, com "Quem Acredita Vai", o espectáculo de stand up da personagem de ficção Beatriz Gosta: "Uma mulher de 36 anos, aventureira e dona do seu nariz, que conta histórias sem filtro, tabus moralistas ou falsos pudores e que vai dando dicas úteis para causar sensação nesta vida mundana."

LIVECOM | Foto:D.R.

Publicidade