Tina Turner ''Queen of Rock ‘n’ Roll'' - Uma celebração da sua incrível carreira a solo

30-09-2023

Para celebrar os 50 anos da carreira a solo de Tina Turner, vai ser editado 'Queen of Rock 'n' Roll', uma coletânea de 55 temas que faz uma retrospetiva de toda a sua carreira através dos seus singles. Desde a sua versão de 'Whole Lotta Love' até à remix de Kygo do tema 'What's Love Got to Do With It', lançada em 2020, esta é a primeira edição que junta todos os seus singles num só disco.

Esta edição, será lançada em 24 de Novembro nos formatos 3 CDs, 5LPs, download e streaming. Em simultâneo será lançada uma versão da coletânea reduzida a 12 faixas que estará disponível em LP standard e numa edição limitada em vinil transparente. Todos os formatos incluem um texto de Bryan Adams, amigo e colaborador de longa data de Tina Turner.

O primeiro lançamento a solo de Tina Turner foi o álbum 'Tina Turns The Country On!', em 1974, quando ainda realizava digressões e editava álbuns enquanto membro do duo Ike & Tina Turner Revue. O álbum não deu origem a singles mas em 1975, aquando da edição do seu segundo álbum - 'Acid Queen' -, a sua versão de 'Whole Lotta Love', dos Led Zeppelin, foi editada em single. É a primeira faixa da presente coletânea, que inclui duetos com outros grandes artistas, como David Bowie, Bryan Adams, Eric Clapton e Rod Stewart, bem como alguns dos mais inesquecíveis e aclamados singles de pop e rock de sempre, entre os quais, 'What's Love Got To Do With It', 'Private Dancer', 'We Don't Need Another Hero', 'The Best', 'Steamy Windows', 'I Don't Wanna Lose You' e 'Disco Inferno'.

Para celebrar o legado da incontestável e inimitável Rainha do Rock 'n' Roll, esta coletânea inclui uma nova versão de 'Something Beautiful Remains' intitulada apenas de 'Something Beautiful'. O tema foi remisturado por Terry Britten, o lendário produtor e colaborador de Tina Turner, e é uma homenagem emotiva ao poder do seu legado realizada por Britten pouco depois do falecimento de Tina Turner. Terry escreveu: "Querida Tina, a experiência de trabalhar contigo é irrepetível, e deixou algo de belo no meu coração. Com amor, Terry".

Tina Turner é reverenciada em todo o mundo e tem inspirado milhões de pessoas com a sua história pessoal, a sua voz e a sua forma de dançar, e o seu legado musical inclui algumas das canções mais populares de sempre.

Tina Turner foi uma das cantoras mais importantes de sempre e inspirou, entre outras artistas, Beyoncé, que na homenagem a Tina no Kennedy Center Honours, em 2005, disse: "Nunca esquecerei a primeira vez que te vi atuar, nunca vi uma mulher tão poderosa, tão corajosa e tão fabulosa" ver aqui, e a interpretação de Tina Turner e Beyoncé de 'Proud Mary' é considerada um dos momentos mais espetaculares dos Grammy Awards desde sempre. Ver aqui.

Tina Turner vendeu mais de 200 milhões de discos, teve 10 singles no Top 10 e nove álbuns no Top 10 do Reino Unido, e foi a primeira cantora a alcançar pelo menos um Top 40 em seis décadas consecutivas no Reino Unido. Os seus álbuns foram 20 vezes platina no Reino Unido e 9 vezes platina nos EUA, e venderam milhões de cópias no resto do mundo. Tina Turner conquistou oito Grammy Awards e foi nomeada para 25. Entrou para o Rock & Roll Hall of Fame em 1991, e tem estrelas nos Hollywood Walk Of Fame e St. Louis Walk of Fame. A sua digressão Break Every Rule tour, em 1988, bateu o recorde mundial de público num só concerto, no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, com 184 000 pessoas, e a revista Rolling Stone nomeou-a 17.ª nos 100 Greatest Singers of All Time e 63.ª nos 100 Greatest Artists of All Time.

No entanto, não obstante o seu sucesso e a sua fama, Tina foi sempre acessível e adorada pela sua personalidade. No seu belo e íntimo texto Bryan Adam resume perfeitamente o efeito que Tina teve sobre ele e que se reflete em muitas outras pessoas em todo o mundo: "Da obscuridade aos palcos de toda a Europa, Tina mudou o rumo da minha vida e estou-lhe imensamente grato por me ter oferecido algum do seu precioso tempo. Ela foi uma força da natureza, ninguém teve a sua energia nem a sua voz, e penso que se ajusta dizer que é amor e mais nada."

Warner Music | Foto:D.R.

Diogo Piçarra anunciou um concerto em Londres, marcado para 27 de fevereiro de 2026. A nova data é a última da sua Tour Há Sempre Uma Música, e promete ser uma noite verdadeiramente especial.

Gisela João regressa ao Coliseu do Porto no dia 23 de janeiro de 2026 para um concerto único. Com mais de uma década de carreira marcada por uma entrega visceral à música e a uma visão artística sem concessões, a cantora de Barcelos encontra-se com o público num palco que tem marcado grandes momentos da sua vida artística.

Depois da já anunciada atuação dos Linkin Park, que sobem ao Palco Mundo a 21 de junho num dia inteiramente dedicado ao rock, o Rock in Rio Lisboa 2026 revela agora um dos grandes nomes do universo pop brasileiro: Pedro Sampaio. O DJ e produtor regressa a solo português para atuar num dos dias mais dançáveis do festival, numa data...