The Black Mamba no X BB Blues Fest

05-09-2021

The Black Mamba, a banda vencedora do Festival da Canção RTP, sobe ao palco do BB Blues Fest no dia 25 de setembro. Os bilhetes já estão à venda na Ticketline e estabelecimentos aderentes. No recinto do Mercado Mensal, na Avenida Marginal da Moita, a partir das 21:30h, a banda atua na 10ª edição do BB Blues Fest, na mesma noite em que sobe ao palco Rick Estrin & The Nightcats.

Desde a última passagem pelo Festival, em 2017, The Black Mamba lançaram o terceiro álbum de originais "The Mamba King" (2018) que se juntou aos já anteriormente consagrados: "The Black Mamba" (2012) e "Dirty Little Brother" (2014), este com participações de Áurea e António Zambujo, entre outros. 2019 marcou o início da Good Times Tour, comemorativa de dez anos da banda.

2021 fica marcado pela vitória no Festival da Canção da RTP e magnífica prestação na final do Eurovision Song Contest, onde foram aclamados pela crítica e público internacional. Carregados de uma sonoridade pelo soul e toda a música negra, os The Black Mamba sobem ao palco do BB Blues Fest num concerto muito aguardado, confessando a sua paixão pelo blues.

Também na noite de 25 de setembro, Rick Estrin & The Nightcats atuam no BB Blues Fest em estreia absoluta em Portugal.

Liderados pelo multifacetado e verdadeiro showman Rick Estrin, os Nightcats misturam o humor e diversão com o genuíno blues.

Multipremiados na última década, ganharam o Blues Music Award de Banda do Ano em 2018. Vêm apresentar o seu novo álbum "Contemporary", o quarto lançado com o selo da Alligator Records. Influenciados e respeitando os músicos clássicos com quem tocaram (Muddy Waters, Lowell Fulson, Z.Z. Hill, Eddie Taylor, Little Charlie Baty) fazem, contudo, do seu estilo inventivo e originais canções a sua imagem de marca. Em palco a sua predisposição para o inesperado, o imprevisível, não tem comparação. É assim que soa o blues moderno.

Tail Dragger e Richard Ray Farrell na noite de 24 de setembro

Na noite anterior, a 24 de setembro, a partir das 21:30h, o recinto do Mercado Mensal, na Moita, recebe Tail Dragger, um dos símbolos vivos do verdadeiro Chicago Blues e que ainda leva esse espírito original a cada concerto que dá nos vários cantos do mundo.

Considerado o sucessor de Howlin' Wolf pelo seu timbre de voz e maneira de cantar, não deixa ninguém indiferente em cada atuação, pela cumplicidade e interação com o público.

Tail nasceu com o nome de James Yancy Jones, em setembro de 1940 no Arkansas. Era fã de Howlin' Wolf e durante 20 anos seguiu-o por todo o lado. Foi o próprio Wolf que o batizou como Tail Dragger, como referência a uma das suas canções. A partir desse momento, tornaram-se discípulo e mestre. Tail começou a atuar nos concertos de Wolf. Mais tarde, Tail começou a apresentar espetáculos próprios nos clubes de West and South Side de Chicago, conquistando o seu lugar com mérito.

Com a sua banda de suporte europeia - José Luís Pardo na guitarra, Tota Blues na harmónica, David Salvador no baixo e Pascual Monge na bateria - é a promessa segura de celebrar as raízes do blues.

Também na noite de 24 de setembro, o palco do recinto do Mercado Mensal, na Moita, recebe Richard Ray Farrell, nomeado em 2021 para os Blues Music Awards para melhor álbum acústico com Three Pints Of Gin. Apresenta-se no BB Blues Fest, no entanto, com a sua recente formação blues e rock 'n' roll. O quarteto é uma powerhouse plena de energia em palco que transforma mesmo os mais céticos em entusiastas do blues.

Richard Ray Farrell tocou, gravou e integrou digressões com muitos nomes maiores do blues nos últimos 45 anos (Jerry Portnoy, RL burnside, Lousiana Red, Big jack Johnson, entre outros). Junta-se neste projeto com Troy Nahumko na guitarra. A secção rítmica é uma das mais badaladas e respeitadas do momento: os irmãos Sérgio e Pablo Barez de Madrid.

O passe de dois dias (24 e 25 de setembro) tem o valor de 30 euros. O passe diário para dia 24 ou dia 25 tem o valor de 20 euros e podem ser adquiridos em https://ticketline.sapo.pt/evento/bb-blues-fest.

Na noite de abertura, a 23 de setembro, pelas 21:30h, o BB Blues Fest recebe, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, o Grupo Dixieland da Banda da Armada. Este espetáculo tem entrada gratuita, mediante reserva antecipada na Bilheteira do Fórum Cultural (a partir de 8 de setembro).

Blues Pic-Nic com bandas já confirmadas

A 3 de outubro, a partir das 15:00h, o tradicional Blues Pic-Nic tem lugar no Parque José Afonso, na Baixa da Banheira. Neste dia, o BB Blues Fest tem entrada gratuita mediante reserva antecipada, a partir de 8 de setembro, em www.bbbluesfest.com. Stonebones & Bad Spaghetti, Mojo Hand, Catman & the Blues Doozers, BBBF All Stars são os nomes já confirmados para o Blues Pic-Nic.

O BB Blues Fest resulta de uma parceria entre a Associação BB Blues Portugal, a Câmara Municipal da Moita e a União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira e tem trazido à vila da Baixa da Banheira os melhores nomes do blues nacional e internacional. À semelhança de anos anteriores, o BB Blues Fest tem como parceiro na divulgação a Antena 3.

Visando a segurança de todos, o BB Blues Fest irá seguir medidas rigorosas, cumprindo todas as normas da Direção Geral de Saúde e garantindo todas as condições para uma experiência segura.

Mais informações em www.bbbluesfest.com, www.cm-moita.pt, www.ufbbva.pt, www.bbbluesportugal.com, https://www.instagram.com/bbbluesportugal/, www.facebook.com/bbbluesfest e www.facebook.com/cmmoita

C.M. Moita | Foto:D.R.

Publicidade