''Tempo'' de Van Zee é a música mais ouvida do Spotify em Portugal

20-09-2023

Os indícios estavam lá todos e era, no fundo, uma questão de "Tempo" até os resultados falarem por si. Ainda há pouco tempo se dava conta do reconhecimento merecido por Van Zee, que lhe valeu uma posição de destaque na capa da Hot Hits Portugal — uma das playlists com maior alcance no Spotify em Portugal —, e já o artista madeirense regista por esta altura voos mais altos.

À data em que "Tempo" se torna a música portuguesa mais ouvida por cá, já Van Zee se tinha tornado, também ele próprio, o artista mais ouvido a nível nacional dias antes. O tema, lançado em Fevereiro de 2020, conta com mais de um milhão de visualizações no YouTube, mas foi no Spotify que o número de streams viu um novo aumento exponencial neste arranque de Setembro — também por culpa das atuações imaculadas que tem vindo a protagonizar.

Numa faixa paradigmática da sua mentalidade, em que discorre desde as suas ambições artísticas ao valor da família e entes queridos, passando pelas lições da superação, já na altura se antevia um caminho auspicioso para Sebastião — cujo nome artístico deriva do holandês (língua nativa da sua mãe) "Van zee", que signfica "do mar". Agora, o artista insular, que ainda há um par de meses garantiu casa cheia no Funchal, por ocasião do Summer Opening'23, está a conquistar a olhos vistos o continente, depois de se ter consagrado deste lado do Atlântico na última edição d'O Sol da Caparica.

Atualmente Van Zee conta com 8 músicas no Top 200 do Spotify em Portugal, sendo que 7 músicas a solo e 1 colaboração, sendo "Tempo" a detentora do primeiro lugar do pódio; segue-se "Alma Nua" em 4º, "Perto" em 31º; "Amar de Cor" em 54º; "Para Casa" em 80º; "Senti Tanto" em 93º; "Underwater" de FRANKIEONTHEGUITAR ft. Diogo Piçarra e Van Zee em 98º e "Cuba" em 182º.

Universal Music | Foto:D.R.

De regresso a Portugal — que tanta veneração lhes tem prestado nos últimos 30 anos —, para a apresentação do novo disco "Soft Tissue", a 26 de julho, no Ageas Cooljazz, os Tindersticks falam do passado, do futuro e… da complicada arte de fazer camisas. Nesta entrevista e em palco, a voz, inigualável, é de Stuart Staples, claro.

Aos 17 anos, Afonso Silva é já uma das vozes mais promissoras da nova geração da música portuguesa. Natural de Portimão, o jovem cantor e compositor deu os primeiros passos no fado — género que ainda hoje marca a sua forma intensa de interpretar — e tem vindo a construir um percurso artístico que cruza música, teatro e dança.

Naturais de Portimão e irmãos na vida real, Francisco e Afonso Monteiro — conhecidos artisticamente como Franxi e Montero — são uma das vozes emergentes mais singulares da nova música urbana portuguesa. Com uma estética que cruza trap, afrobeats e eletrónica, a dupla procura muito mais do que apenas criar canções: quer contar histórias, criar...

Conversamos com Aritson Lúcio, conhecido no mundo do Hip Hop como Da-Skill, um nome de peso no rap lusófono. Artista angolano, criado no Barreiro, em Portugal, Da-Skill iniciou a sua trajetória em 1999 e desde então vem trilhando um caminho marcado por dedicação, inovação e uma profunda ligação com as suas raízes culturais.