Teatro TEMPO em Portimão recebeu o 7º Festival de Acordeão João César

08-09-2021

No passado sábado, 4 de setembro, o palco do TEMPO - Teatro Municipal de Portimão recebeu a 7ª edição do Festival de Acordeão João César.

Como já é habitual não faltaram, muitos amigos e família do homenageado assim como um público que já é fiel a este evento que tanto dignifica o acordeão, instrumento com fortes ligações ao Algarve.

Considerado um ícone da música algarvia, João César nasceu a 14 de Abril de 1943 em Portimão. Começou a tocar aos 16 anos a solo e em grupos musicais, atuando em hotéis e salões de baile, um pouco por todo o país. João César colaborou, desde sempre, com vários conjuntos de expressão musical da sua terra, compôs músicas para as marchas populares de Lisboa, Portimão e outras localidades e acompanhou muitos artistas como Mariette Pessanha, Fernanda Baptista e Simone de Oliveira. João César faleceu em 2013.

Este ano o festival reuniu no mesmo palco Francisco Monteiro, Ricardo Alves, Jorge Alves e Maria Adélia Botelho num espetáculo que durou mais de duas horas.

Para além de temas originais, foram apresentadas algumas peças clássicas, populares e várias músicas do homenageado João César de onde se destaca "Portimão em Festa", que se tornou o hino do festival.

A Freguesia de Portimão que organiza o evento em parceria com a rádio Alvor FM, como já vem sendo hábito, editará um CD que ficará como mais uma memória do 7.º Festival de Acordeão João César.