Teatro Municipal de Portimão recebe concertos do Festival Internacional de Piano do Algarve
A partir de 2 de outubro, o Festival Internacional de Piano do Algarve está de regresso ao TEMPO - Teatro Municipal de Portimão para a sétima edição, que até abril do próximo ano voltará a reunir solistas e orquestras de renome em seis imperdíveis concertos.
Com apoio da Câmara Municipal de Portimão, Região de Turismo do Algarve e Antena 2, esta já habitual produção da associação cultural Arte do Sul arrancará, em Portimão, às 19h00 do próximo domingo, 2 de outubro, com o "Concerto para Piano a 4 Mãos", a única peça do género escrita pelo maestro Armando Mota, diretor do Festival, que na ocasião dirigirá Mário Laginha, Pedro Burmester e a Orquestra Sinfónica do Algarve (SOA), num espetáculo dedicado a Bernardo Sassetti.
O programa inclui ainda a Abertura da "Carmen", de Bizet, além de "Le boeuf sur le toit", de Darius Milhaud, e "Capriccio espagnol, Op. 34", de Rimsky-Korsakov.
O próximo concerto, agendado para as 19h00 de 12 de novembro, levará ao Grande Auditório do TEMPO o solista Rodrigo Teixeira, que interpretará obra se Beethoven ("Sonata nº30 em Mi Maior, Op.109"), Rachmaninoff ("Sonata nº2, Op.36"), Bartók ("Sonata para Piano, Sz.80") e Liszt ("Sonata para Piano, Sz.80").
Rodrigo Teixeira é um jovem pianista que estudou com nomes como Jill Lawson, Teresa Xavier, Helena Galante e Fausto Neves, entre outros, constando do seu currículo vários galardões em concursos nacionais e internacionais.
Após um interregno no mês de dezembro, o programa do festival será retomado em 28 de janeiro de 2023, com o pianista sérvio Zoran Imsirovic e a SOA, seguindo-se a 18 de fevereiro o solista Adriano Jordão, igualmente acompanhado pela SOA, e a 22 de março a solista portuguesa Marta Menezes.
O sexto e último concerto desta edição do Festival Internacional de Piano do Algarve terá lugar em 22 de abril e estará a cargo do solista espanhol Manuel Nicolas Margineanu.
Os bilhetes custam entre 12 e 20 euros e estão à venda online em bol.pt e na bilheteira do TEMPO, aberta de terça a sábado das 13h00 às 18h00 e em noites de espetáculo até ao respetivo início.
C.M.P. | Foto:D.R.