Taylor Swift é a grande vencedora dos MTV EMAs 2022

16-11-2022

Taylor Swift foi a rainha da noite, arrecadando quatro prémios nos MTV EMAs 2022, realizados no PSD Bank Dome em Düsseldorf, na Alemanha, no passado domingo à noite.

Conduzido por Rita Ora e Taika Waititi, a celebração global da música transmitida ao vivo para todo o mundo contou com performances eletrizantes de artistas de topo e homenagens aos favoritos dos fãs em 20 categorias a prémio. O espetáculo contou também com uma atuação emocionante da banda ucraniana Kalush Orchestra, com uma poderosa demonstração de apoio à Ucrânia.

Vamos aos vencedores da noite! Taylor Swift venceu os principais prémios, incluindo Best Artist, Best Video, Best Pop e Best Longform Video por All Too Well (10 Minute Version) (Taylor's Version). Nicki Minaj foi a vencedora nas categorias Best Song por Super Freaky Girl e Best Hip Hop; por sua vez, Harry Styles ganhou Best Live.

A host Rita Ora foi distinguida com o Best Look 'Personal Style', enquanto o Video for Good foi para Sam Smith e Kim Petras por Unholy. O prémio de Best Collaboration foi atribuído a David Guetta e Bebe Rexha por I'm Good (Blue), sendo que Guetta conquistou também Best Electronic. A nova categoria dos EMA, Best Metaverse Performance, foi para a BLACKPINK The Virtual PUBG Mobile.

Já em Portugal, Bárbara Bandeira foi a vencedora do Best Portuguese Act, que, após três nomeações, finalmente arrecadou o prémio atribuído pelos fãs portugueses, a quem agradeceu: "Espero continuar a preencher um lugar muito especial nos vossos corações e nos vossos ouvidos", referiu a artista em vídeo.

Inspirando-se nos pioneiros da música eletrónica e nativos de Düsseldorf, Kraftwerk, o espetáculo ofereceu uma vibe digital com iluminação, elementos gráficos e um estrutura com uma cabeça gigante. Os hosts dos EMAs - Rita Ora e Taika Waititi - foram os responsáveis por trazer moda e diversão ao palco com looks e momentos inesquecíveis.

David Guetta e Bebe Rexha deram início à noite com o seu hit I'm Good (Blue), sendo que Guetta tocou a partir de um enorme riser e Rexha balançou até ao palco. Os Muse (vencedores da categoria Best Rock) iluminaram o palco com Will of the People, rodeados por figurinos com máscaras espelhadas, dançarinos de parkour e um final explosivo com fogo e chamas. Ava Max cantou Million Dollar Baby num diamante gigante com uma iluminação cintilante que inundou a arena.

Cabeças de cartaz do World Stage Düsseldorf, que decorreu no dia anterior, e eleitos da categoria Best Alternative, os Gorillaz contaram com Thundercat para tocar Cracker Island a partir da icónica sala de concertos Tonhalle na mesma cidade.

Stormzy apresentou a sua balada Fire Babe pela primeira vez em TV, criando o momento mais intimista da noite com uma iluminação cinética e a convidada especial Debbie. Os OneRepublic levaram ao palco dos EMAs o tema I Ain't Worried, do filme de enorme sucesso Top Gun: Maverick, que contou com gigantes combustores de caças e uma introdução especial em vídeo de Tom Cruise.

Sendo também uma noite de estreias, GAYLE atuou pela primeira vez nos EMAs com o seu hit abcdefu, numa cena passada no quarto de um adolescente com explosões de confetis. Também debutante neste palco, Lewis Capaldi apresentou uma versão simplificada de Forget Me, com gráficos que davam a sensação que o artista estava a flutuar na água. A jovem Tate McRae atuou ao longo de um medley de she's all I wanna be e uh oh num palco com dançarinos em quatro caixas.

A banda ucraniana Kalush Orchestra ofereceu uma versão animada e comovente de Stefania, com toda a arena a "vestir" de azul e amarelo numa plena demonstração de apoio à Ucrânia.

O espetáculo contou também com participações especiais do ator, cantor e superestrela global David Hasselhoff, do cantor e compositor indicado ao GRAMMY Julian Lennon, da modelo e ativista de renome mundial Leomie Anderson, do cantor e compositor britânico e estrela do TikTok Sam Ryder, da modelo e influenciadora alemã Leonie Hanne e da cantora e compositora canadiana Lauren Maxim Baldry, assim como de Luis Gerardo Méndez e Miguel Ángel Silvestre. O rapper em ascenção do oeste da Filadélfia, Armani White, apresentou a sua música de sucesso BILLIE EILISH. durante o show EMA Red Carpet.

As homenageadas do MTV EMA Generation Change Award deste ano são três resilientes mulheres ucranianas - Lina Deshvar, Anna Kutova e Anfisa Yakovina - que lutam pelo cuidado e direitos das pessoas afetadas pela crise humanitária na Ucrânia. O seu trabalho inclui a criação de abrigos para refugiados, bem como o apoio à evacuação e cuidado de famílias com crianças, adolescentes e jovens com deficiência, a oferta de arte e terapia de grupo para mulheres e famílias que foram separadas das suas famílias e muito mais. As vencedoras foram distinguidas durante do show MTV EMA Red Carpet, que foi transmitido ao vivo pela MTV a nível global e também em MTVEMA.com.

MTV EMAs 2022 | Os vencedores

BEST PORTUGUESE ACT

Bárbara Bandeira

BEST SONG

Nicki Minaj - Super Freaky Girl

BEST VIDEO

Taylor Swift - All Too Well (10 Minute Version) (Taylor's Version)

BEST ARTIST

Taylor Swift

BEST COLLABORATION

David Guetta & Bebe Rexha - I'm Good (Blue)

BEST LIVE

Harry Styles

BEST POP

Taylor Swift

BEST NEW

SEVENTEEN

BEST K-POP

LISA

BEST LATIN

Anitta

BEST ELECTRONIC

David Guetta

BEST HIP HOP

Nicki Minaj

BEST ROCK

Muse

BEST ALTERNATIVE

Gorillaz

BEST R&B

Chlöe

BEST LONGFORM VIDEO

Taylor Swift - All Too Well (10 Minute Version) (Taylor's Version)"

VIDEO FOR GOOD

Sam Smith - Unholy (feat. Kim Petras)

BIGGEST FANS

BTS

BEST PUSH

SEVENTEEN

BEST METAVERSE PERFORMANCE

BLACKPINK The Virtual | PUBG

BEST LOOK 'PERSONAL STYLE'

Rita Ora

GENERATION CHANGE

Lina Deshvar

Anna Kutova

Anfisa Yakovina

Harry Styles (Reino Unido & Irlanda) e Billie Eilish (EUA) venceram os Best Local Acts das suas regiões.

BarOgilvy

Publicidade