''System'' junta ProfJam e Benji Price

A fé não move apenas montanhas. Pode igualmente mover canetas. 'SYSTEM', o álbum que resulta do inevitável encontro de fôlego de ProfJam e benji price, é uma prova de fé: no poder da escrita, na capacidade de encaixe, na força de uma visão. E essa visão tem um nome: Think Music.

"Badman ting" já tinha deixado, no verão passado, o aviso: o poder de fogo concentrado nesta dupla é considerável. benji foi, de forma não tão discreta quanto isso, afirmando a originalidade da sua postura e da sua escrita em vários temas soltos que causaram sobressaltos na internet, tamanha a sua diferença. Mas os talentos de benji não se revelam apenas no microfone: igualmente feroz enquanto produtor e técnico de som, foi criando batidas para rimas alheias e assinando em estúdio a pós-produção de muitos bangers que soam fortes nos auscultadores de muita gente graças às suas capacidades de mistura e masterização.

E ProfJam é um portento, claro. Os galardões de platina com que a Think Music decora as paredes do seu quartel-general são troféus de uma caminhada singular que viu o MC tornar-se num dos maiores fenómenos da cena rap nacional, com temas como "Água de Coco" ou "À Vontade" a somarem, juntos, quase 20 milhões de visualizações no YouTube, marca que atesta bem o impacto da sua arte.

Era inevitável que os dois pilares da Think Music acabassem por unir esforços num projecto. E como Kanye West e Jay-Z em 'Watch The Throne' ou Future e Drake em 'What a Time to Be Alive', também esta dupla entendeu que da colisão dos seus particulares talentos teria que emergir algo de novo. 'SYSTEM' é o resultado dessa soma.

Prof e benji entenderam no início do ano que tinham ambos vontade de criar algo de novo para o calendário de 2020. A pandemia acabou por lhes dar o tempo de que necessitavam e tornar óbvio que faria todo o sentido unirem esforços e visões. A trabalharem em confinamento, cada um no seu respectivo quartel-general, os dois concentraram-se na escrita, forçando as respectivas fasquias a moverem-se para cima. 'SYSTEM' são 11 batidas de primeira linha maioritariamente criadas por benji price (Lazuli dá um contributo num dos momentos do álbum) e 11 sessões de rima em que fica claro que ambos os MCs estão interessados no avanço da sua arte. Há observações sobre a vida e o sucesso, sobre o game que ambos continuam a querer matar, sobre o futuro e os prazeres, sobre o autoconhecimento. "Entro num beat para me conhecer", confirma, aliás, ProfJam em "ORIGAMI", tema em que a dupla declara ter vindo para "dobrar papel".

E nas guitarras de "TRIBUNAL" ou nas flautas de "XPIDI" há matéria musical em abundância para manter os fãs da Think Music a abanarem a cabeça por muito tempo. O 'SYSTEM' a que benji e Prof se referem é o que eles próprios ergueram, a tal consequência de uma fé inabalável em algo que lhes é superior, mas que eles conhecem muito bem. Há espírito neste disco. E nervo. E coragem e humor. Há ProfJam e há benji price. E só isso já é garantia de algo muito especial.

SME | Foto: Agnes