Spotify na era da IA: Sienna Rose no centro do debate

Sienna Rose, apresentada como cantora soul, conseguiu colocar três temas entre as 50 canções mais ouvidas do Spotify e somar quase três milhões de escutas. No entanto, há fortes indícios de que a artista não exista e que toda a sua música tenha sido criada por Inteligência Artificial.
As dúvidas sobre a autenticidade de Sienna Rose surgiram há cerca de um ano, mas voltaram a ganhar destaque depois de Selena Gomez ter publicado, no Instagram, um vídeo dos Globos de Ouro com a canção Where Your Warmth Begins como banda sonora. O vídeo acabou por ser apagado. Este tema integra o top 50 de canções virais do Spotify, juntamente com Safe With You e Into the Blue.
A plataforma Deezer confirmou à BBC que as músicas atribuídas a Sienna Rose foram identificadas como criações de Inteligência Artificial. A alegada artista não tem presença ativa nas redes sociais, nunca deu concertos e uma conta de Instagram associada, com imagens aparentemente geradas por IA, foi desativada.
Outro fator que levantou suspeitas foi a rapidez com que lançou música: entre setembro e dezembro do ano passado, foram disponibilizadas 45 canções com o seu nome.
Este não é um caso isolado. Já anteriormente, projetos musicais criados por IA, como a "banda" Velvet Sundown, alcançaram grande popularidade no Spotify. O uso de Inteligência Artificial na música e o seu impacto nos artistas continuam a gerar debate.
Foto: Direitos Reservados
