SPACE FESTIVAL regressa em Novembro - Música Experimental e Improvisada

15-10-2023

O Space Festival regressa de 3 a 12 de Novembro, com o objectivo de levar momentos de música experimental e improvisada a 7 territórios de baixa densidade, mantendo a passagem por Montemor-o-Velho, Paredes de Coura, Caminha e Monção, e adicionando Castelo de Paiva, Mondim de Basto e Lousada à itinerância do festival. Além de concertos, o programa irá contar com instalações, workshops, conversas e sessões de cinema.

À semelhança do ano passado, o Space Festival pretende continuar a proporcionar encontros intimistas entre artistas e público, em espaços que vale a pena conhecer: para além de alguns espaços culturais já utilizados em edições anteriores como Teatro Esther de Carvalho em Montemor-o-Velho, Centro Cultural de Paredes de Coura, Cine Teatro João Verde em Monção e Teatro Valadares em Caminha, a edição de 2023 inclui a passagem por algumas novas salas e espaços menos convencionais restantes localidades. O festival propõe concertos inéditos em três igrejas do Castelo de Montemor-o-Velho (Capela de Santo António, Igreja de St. Maria da Alcáçova e Igreja de St. Maria Madalena), passando também pelo Solar dos Pinas e pela TOCA. Em Lousada o acolhimento fica a cargo da Casa Museu Vilar, com um dia dedicado à relação entre a música improvisada e o cinema de animação. Já em Paredes de Coura, além do Centro Cultural, o programa estende-se à Capela do Espírito Santo. Esta edição conta também com a estreia do festival em Mondim de Basto (Favo das Artes), em Castelo de Paiva (Auditório Municipal) e em dois novos espaços em Monção (Centro Cultural do Vale do Mouro e Quinta de Santiago).

O programa inclui vários nomes conhecidos do panorama da música experimental e improvisada a nível nacional, alguns que se apresentam em formações inéditas. Entre eles estão nomes como Hedera 4tet (quarteto de violinos composto por Carlos Zíngaro, David Magalhães Alves, Francisco Lima da Silva e Bernardo Aguiar), Expurgar: Derivas Sónicas e Espaciais (projeto de Dária Salgado, Sérgio Tavares e Nuno Trocado), Gonçalo Almeida (solo), Jorge Queijo Trio (onde se juntam ao percussionista João Mortágua e Olivia Pinto), Sublumia: Liquid Aesthesia (projeto de Henrique Fernandes, Jorge Quintela e João Ricardo) e ainda Luís Vicente Trio, grupo que se tem apresentado com frequência em grandes palcos internacionais (composto por Luís Vicente, Gonçalo Almeida e Pedro Melo Alves), Luís Fernandes (solo), Abi Feijó & Samuel Martins Coelho, Marta Zapparoli & Albrecht Loops, Luís Bittencourt & Gileno Santana, Nomad Nenúfar (Tom Maciel, Bernardo Tinoco, João Pereira), Cluster - Grupo Experimental de Matosinhos e Duo Guitolão (António Eustáquio e Carlos Barreto).

O Space Ensemble, projeto artístico com origem nas primeiras edições do festival e principal parceiro na organização, irá apresentar-se em diversas formações musicais em diferentes localidades, assumindo especialmente a programação de serviço educativo com os filmes-concerto Um Corvo na Cidade e Piratas e Sereias, Ostras e Baleias, onde filmes documentais e de animação servem de inspiração para a improvisação musical, e com o espetáculo Cine-música, que será o resultado do trabalho com comunidade desenvolvido com alunos da Academia de Música Fernandes Fão de Vila Praia de Âncora.

Um dos outros objetivos do festival é estimular a coesão territorial na fruição de espetáculos artísticos diversos e a circulação de artistas deste género de música em todo o território nacional.

O Space Festival é organizado pela Associação Cultural Rock'n'Cave e conta novamente com o apoio da Direção Geral das Artes e dos Municípios de Paredes de Coura, Monção, Caminha, e do CITEC, angariando este ano o apoio do Município de Montemor-o-Velho, de Mondim de Basto, de Castelo de Paiva, da Casa Museu Vilar e da Quinta de Santiago.

Todas as atividades são de entrada gratuita, com possibilidade de donativo livre, à exceção dos espetáculos em espaços com sistemas de bilheteria próprios, onde se aplicam os valores habituais de cada sala: Cine Teatro João Verde (BOL), Favo das Artes (Ticketline) e Centro Cultural de Paredes de Coura (BOL).

Mais informações em: www.spacefestival.pt

Reservas: Quem desejar reservar lugar para as atividades com entrada/donativo livre, deve enviar email para reservas@spacefestival.pt

Depois de um concerto absolutamente arrebatador no NOS Alive, no passado dia 11 de julho, os Nine Inch Nails preparam-se para mais um marco na sua carreira: o lançamento da banda sonora original de "TRON: Ares", o terceiro capítulo da icónica saga de ficção científica. Com lançamento mundial agendado para 19 de setembro de 2025, este...

Lola Young, artista do sudeste de Londres, vencedora do prémio Rising Star dos Ivor Novello e nomeada para os BRIT Awards, acaba de revelar o seu novo single, "d£aler", retirado do álbum "I'm Only F**king Myself", com lançamento marcado para o dia 19 de setembro. O álbum já está disponível para pré-venda.

Publicidade