Seiva editam ''Virgem da Consolação'', primeiro single do segundo disco

Virgem da Consolação" é o primeiro single do segundo disco de Seiva com edição prevista para o final de 2021. Uma canção tradicional da Beira-baixa no estilo folk rock já próprio da banda, só com instrumentos tradicionais portugueses. Uma invocação à proteção da nossa alma e que, pode, facilmente servir de consolo para os tempos difíceis que vivemos.

Os Seiva são uma das mais originais e internacionais bandas do panorama folk em Portugal. Iniciaram a sua carreira em 2014 com o objetivo de fazer um projeto musical totalmente baseado na música de tradição oral portuguesa. Herdeiros dos extintos Dazkarieh, Vasco Ribeiro Casais e Joana Negrão trouxeram para os Seiva a sua vontade em explorar ainda mais a música tradicional portuguesa, presente nas canções de trabalho, nos adufes e pandeiros, nas canções de fé e em instrumentos como o cavaquinho, a viola braguesa e as gaitas de fole. Editam o seu primeiro disco em 2015 utilizando apenas instrumentos tradicionais e misturando-os com os seus temas originais, com eletrónica e eletricidade.

Em 2019 foram galardoados com o prémio "Impulso" atribuído pela rede de periodistas ibero-americanos no festival Exib Musica em Setúbal.

 Em 2020 ganharam o apoio da Dgartes para a criação do projeto "Da Seiva à Árvore" com o objetivo de levar a música tradicional à comunidade escolar através de concertos e de um livro didático a editar em 2021. 

2021 será o ano em que também irão lançar um segundo trabalho discográfico. 

Repasseado