No próximo dia 2 de outubro, às 21h, o Coliseu do Porto recebe uma noite memorável: o concerto de celebração dos 20 anos de carreira de Os Azeitonas.
Sam Smith está de volta com novo single, ''To Be Free''

Sam Smith, que conta com vários discos de platina e prémios como GRAMMYs®, BRITs, um Globo de Ouro e um Óscar, apresenta o seu novo single, "To Be Free". Sustentado pelas icónicas vocalizações sublimes de Sam e com acompanhamento do The TwoCity Chorus, este tema acústico e soul explora como a vulnerabilidade pode desbloquear coragem e liberdade. Sam coescreveu e produziu o tema com Simon Aldred, colaborador de longa data.
"Nunca tive uma experiência de gravação como a deste tema. Foi uma única gravação de voz e guitarra, do início ao fim — uma performance ao vivo em estado puro de música e expressão entre mim e o meu amigo Simon Aldred", explica Sam Smith. "Escrevi-o há cinco anos, durante a criação do meu último álbum, 'Gloria', mas guardei-o porque sabia que não pertencia àquele trabalho. Nasceu num período da minha vida em que me tornei livre dentro de mim".
Sam acrescenta: "Com esta canção, a imagem de rios invadia-me a mente e o coração. Cresci junto a um pequeno rio em Cambridgeshire, no campo inglês. Depois mudei-me para Londres, vivi junto ao Tamisa, e agora vivo junto ao Hudson. Os rios sempre marcaram a minha vida. Interessou-me pensar na minha música e expressão artística como um rio. Nos últimos cinco anos, Simon e eu começámos a criar músicas que se integrassem neste universo de 'To Be Free'. Durante este tempo, voltei repetidamente a esta canção em momentos felizes, tristes, solitários e de raiva. Tornou-se minha irmã, minha família e, no fim, acalma-me. Agora, estou pronto para a libertar — e espero que possa fazer o mesmo por alguém".
Elevando a intimidade destemida do tema, Sam anuncia "To Be Free: New York", uma residência de 12 noites no Warsaw, histórico espaço de Brooklyn que oferecerá aos fãs a rara oportunidade de ver Sam Smith num ambiente próximo e íntimo.
Gravado no Warsaw palco da residência, o vídeo oficial de "To Be Free" irradia energia elétrica e uma alegria contagiante, enquanto o The TwoCity Chorus (presente no single) invade o espaço para se juntar a Sam numa performance poderosa. O coletivo reúne artistas de Filadélfia e Nova Iorque, tendo sido organizado por Brandon Pain com ajuda do colaborador habitual de Sam, Ant Clemons. A direção é de (LA)HORDE — coletivo francês de dança contemporânea, responsável pela direção artística do Ballet Nacional de Marselha —, que já coreografara o vídeo do êxito global de Sam, "Unholy" (ft. Kim Petras). Sam voltou a colaborar com Andreas Kronthaler em figurinos exclusivos de Vivienne Westwood, refletindo o regresso da música a um classicismo intemporal e à narrativa de amor, aceitação e, finalmente, paz interior e alegria.
Universal Music
Os Suede vão voltar a atuar em Portugal no próximo ano. A banda liderada por Brett Anderson tem agendados dois concertos: a 19 de março no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto, e a 20 de março no Campo Pequeno, em Lisboa.
No próximo dia 14 de setembro, às 18h00, a Fortaleza de Sagres será palco da atuação de Tainá, cantora, compositora e contadora brasileira de ascendência indígena, distinguida em 2020 com o Prémio Lusofonia nos Play – Prémios da Música Portuguesa.
De 19 a 21 de setembro, a baixa de Tavira volta a encher-se de música, dança e animação com mais uma edição da Festa da Juventude. O evento, que já é uma referência no calendário cultural da cidade, promete atrair centenas de jovens com um programa diversificado que vai da música ao desporto, passando pela gastronomia e pelo gaming....