O filme Banzo, da realizadora Margarida Cardoso, foi escolhido para representar Portugal na categoria de Melhor Filme Internacional da 98.ª edição dos Óscares, cuja cerimónia terá lugar em março de 2026, em Hollywood, Los Angeles (EUA).
Salvadorico regressa com o novo single ''Lunares''

´Lunares´é novo single de Salvadorico, e já está disponível em todas as plataformas digitais.
"Eu faço uma homenagem a duas mulheres que sempre me fascinaram: Rocío Jurado e Lola Flores´, conta Salvadorico."O que me toca tanto na relação delas não é apenas a admiração que tinham uma pela outra, mas a forma como, mesmo sem uma paixão carnal, elas se entregaram uma à outra com tanta intensidade. Era uma cumplicidade profunda, um amor que ia além do físico e que sempre me inspirou", refere Salvadorico.
"Quando comecei a escrever a ´Lunares´, passei dias inteiros a ouvir as músicas das duas. As suas vozes, a força delas, a paixão que transbordavam, sentia como se estivesse a entrar naquelas músicas, a partilhar a dor e a beleza da relação delas. E é exatamente isso que queria trazer para esta canção. Começo a música com a voz de Rocío a cantar para a Lola. É uma forma de transportar o ouvinte para aquele momento de pureza, de entrega total", acrescenta o artista.
"Trabalhar com o Francisco Marques neste projeto foi algo muito natural. Nós temos uma conexão muito forte, tanto na visão musical como na estética. Eu e o Francisco falamos a mesma língua e, por isso, o processo criativo flui de uma maneira tão orgânica. Sempre que nos juntamos, sinto que criamos algo que é muito nosso, muito verdadeiro. A ´Lunares´não seria o que é sem o Francisco - este projeto também é dele. Sem ele, não existiria Salvadorico como o conhecemos hoje", partilha Salvadorico.
"Com a ´Lunares´continuo a explorar a ideia de juntar as minhas raízes, especialmente o flamenco e os ritmos latinos, com uma sonoridade mais moderna, que sou eu. Sinto que este single, mais do que qualquer outra coisa que tenha feito até agora, me representa de forma completa. É música feita das minhas origens, dos meus gostos, da minha verdade. E ver como o público tem reagido a isso tem sido muito especial para mim, porque é uma forma de partilhar a minha essência com todos", afirma ainda Salvadorico.
Nas palavras de Salvadorico, "O videoclipe, dirigido por Samir Suleman, foi uma experiência única. Já tinha trabalhado com o Samir com o meu single "Acércate" e sabia que íamos criar algo incrível juntos". O artista acrescenta que o que o marcou de verdade "foi a colaboração com o Club Andaluz e com os bailarinos de flamenco Cláudia Pargana, João Lara e Ulisses Ruedas. Eles criaram uma coreografia que trouxe uma força incrível para o vídeo, algo visceral, que casou perfeitamente com a música e a energia que eu queria transmitir. Eles são parte essencial da estética da ´Lunares´e de toda a ideia que eu queria passar".
Salvadorico é um cantor e compositor português com raízes espanholas, cuja criatividade e paixão pelo flamenco moldaram a sua jornada musical. A sua vida é uma fusão de culturas, refletindo a diversidade artística que tanto o inspira.
Desde a sua infância, Salvadorico esteve imerso na rica tradição do flamenco, influenciado profundamente pela sua ascendência espanhola e pelas vibrantes sonoridades deste género musical tão emocional e passional, e ao mesmo tempo tão misterioso.
Atualmente, Salvadorico está a preparar o seu primeiro EP, que promete ser uma experiência musical cativante, repleta de influências do universo do flamenco, mas também explorando outros géneros musicais, como o pop, o reggaeton e a música cubana, criando assim uma sonoridade única e envolvente. O projeto conta com participações de peso, como Rúben Torres e Mimicat. Os seus videoclipes já se encontram em repetição na MTV Portugal.
Bartrender | Foto:D.R.
PUBERTAT, a nova série Max Original, coproduzida com a 3Cat, estreia dia 24 de setembro na HBO Max. É uma série de seis episódios criada, realizada e interpretada por Leticia Dolera. Ambientada em pleno verão, na noite de San Juan, e dentro do contexto cultural da tradição catalã das torres humanas, PUBERTAT é um drama familiar que explora o peso...
A aguardada segunda temporada da série "Rabo de Peixe" tem estreia marcada em Portugal para o dia 17 de outubro de 2025 na NETFLIX. O drama, inspirado em factos verídicos, volta a centrar-se na pequena aldeia açoriana onde a descoberta de uma tonelada de cocaína alterou para sempre o destino dos seus habitantes.
A curta-metragem "Sol Menor" (2025, Portugal, FIC, 27′) foi oficialmente selecionada para o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián. Após a sua estreia em Portugal no Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, onde conquistou o prémio de Melhor Filme na Competição Portuguesa do Festival e uma nomeação para os Prémios...