Salvadorico lança single de estreia com participação de Mimicat

04-04-2025

Salvadorico acaba de editar o seu primeiro single 'Acércate', com a participação de Mimicat, já disponível em todas as plataformas digitais. Com letra e música da autoria do cantor e compositor, a canção apresenta uma sonoridade pop latina, e explora todo o imaginário e criatividade de Salvadorico, bem como a construção estética e o conceito de cada detalhe de cada música que compõe e escreve.

"O tema Acércate nasceu de um processo criativo muito dinâmico e divertido com o meu produtor Francisco Marques, que me acompanha há alguns anos, da Next Level Productions", afirma Salvadorico. "Ficamos normalmente horas a ouvir músicas de todo o mundo e de vários estilos, com muitos instrumentos, e que me transmitem muitas sensações diferentes. Eu levo sempre a música de artistas que admiro: Rocío Jurado, Lola Flores, Nathy Peluso", refere Salvadorico.

"A intro é de uma música da La Lupe, a Puro Teatro", completa Salvadorico. "A Acércate é uma música de poder, de assumirmos o controlo da nossa estabilidade emocional, mesmo quando alguém nos quer desestabilizar", afirma Salvadorico. "Não sei se sou feminista, mas sei que as mulheres sempre foram mais inspiradoras para mim, e em parte porque reconheço que tudo para elas custa o dobro daquilo que custa a um homem, e ser a La Lupe em Cuba, nos anos 50 e 60, e conquistar aquilo que ela conquistou, inclusive a liberdade de se exprimir como ela queria", revela Salvadorico. "Esta é a minha homenagem mais que merecida à La Lupe, emocionante, mas acima de tudo inspiracional. Depois de ouvirem a Acércate, vão todos ouvir a La Lupe, tenho a certeza", incentiva Salvadorico.

Tendo Salvadorico raízes espanholas, canta em espanhol. E sobre isso o cantorconfessa que "sobre cantar em espanhol, por acaso tenho raízes espanholas, mas não é isso que me faz cantar em espanhol. Canto em espanhol porque as minhas maiores influências vêm de Espanha, e países da América Latina. A minha estética nasce com os filmes de Almodóvar, e com ele nasce toda a minha construção estética", e partilha que "com a minha avó nasce a admiração pelas divas espanholas, como a Rocío Jurado, a Lola Flores, a Isabel Pantojas ou a Sara Montiel. É por isso que canto em espanhol, porque quase tudo o me inspira ou me influencia são estes artistas que vivem a música como uma performance completa, envolvendo várias áreas da arte, o teatro, a moda, o cinema, a fotografia… O kitsch, o brega que virou cool, o excesso com uma atitude humilde fabricada, a emoção quase visceral, o tornar visível partes da sociedade que são historicamente silenciadas. A minha vontade de cantar em espanhol não passa por querer ser controverso, mas sim por querer ser livre e entender qualquer expressão artística como totalmente livre. Se qualquer artista for limitado na sua arte, seja por que motivo for, a sua arte ficará comprometida."

Sobre a participação de Mimicat, para além de amigos, Salvadorico foi Diretor Criativo do projeto de Mimicat no Festival da Canção em 2023. Projeto esse que levou Mimicat à Eurovisão em Liverpool, com o seu tema "Ai Coração".

O tema tem videoclipe com realização a cargo de Samir Suleman, "que tem feito parte da minha equipa, e que me está a acompanhar no processo de criação e produção deste EP", conta ainda Salvadorico.

Bartrender | Foto:D.R. 

Luca Argel apresenta ao vivo, pela primeira vez, o novo álbum o homem triste no próximo dia 31 de janeiro, num concerto no Cine-Teatro de Amarante. O trabalho, com lançamento marcado para 23 de janeiro e produção de Moreno Veloso, centra-se numa reflexão sobre masculinidade, cuidado e vulnerabilidade.

Com sete meses de antecedência, o espetáculo de Jamiroquai no Ageas Cooljazz encontra-se já esgotado. O concerto exclusivo em Portugal, em que a banda se preparara para revisitar inúmeros êxitos como "Virtual Insanity", "Cosmic Girl", "Little L" ou "Seven Days In Sunny June" tem todos os ingredientes para ficar...

Dezoito meses depois de esgotar o Sagres Campo Pequeno, em Lisboa, o espetáculo de homenagem a Michael Jackson regressa a Portugal em novembro de 2026 e estreia-se no Norte do país. "This Is Michael", já aclamado por mais de um milhão de espetadores em todo o mundo, sobe ao palco na sexta-feira, 20 de novembro, no Sagres Campo Pequeno, e...