''Salsa'' no Festival de Cinema de Londres

"Salsa", curta-metragem de Igor Dimitri foi selecionada para a 64ª edição do BFI London Film Festival, que se realizará entre os dias 7 e 18 de outubro na Inglaterra. O filme integra a secção oficial de curtas-metragens do festival, no programa "This is the rhythm of my life" elaborado pelos programadores Nellie Alston, Aduke King, Philip Ilson e Elaine Wong.

Estreado em Janeiro no último Festival de Roterdão, "Salsa" é a primeira curta-metragem do jovem realizador português Igor Dimitri. Produzido pela Videolotion em co-produção com a Cyparis, e com distribuição internacional da Agência da Curta Metragem, o filme retrata uma tarde num espaço de encontro, um salão de cabeleireiros dominicanos em Buenos Aires onde os moradores do bairro convivem.

"O meu trabalho tem consistido sobretudo na relação de noções como as de viagem, comunidade, distância, deriva e saudade. Neste filme propus-me a retratar um lugar na Argentina onde a música une os moradores do bairro onde morei, do reggaeton à música eletrónica moderna, e onde a dança é a manifestação da liberdade e da alegria de viver." - diz o realizador - "Desde o início, tive essa ideia clara de que queria fazer um musical. Penso que a performance nos permite narrar uma história por meio da linguagem corporal em vez de palavras, por isso, a performance também é uma forma de expandir o campo da não-ficção, não necessariamente através do documentário, mas mais através das misturas entre géneros."

Adaptando-se aos extraordinários desafios do ano, o BFI - London Film Festival vai exibir 50 estreias virtuais do Festival numa programação que oferece ao público a oportunidade de ver o melhor novo cinema de todo o mundo, incluindo as mais recentes ficções, documentários, animações e filmes clássicos restaurados de arquivos do mundo. Cada filme será apresentado com uma introdução ou perguntas e respostas, e o programa também incluirá uma série de trabalhos e eventos adicionais de acesso gratuito para o público do Reino Unido, incluindo: um programa internacional de curtas-metragens, Screen Talks com grandes cineastas e atores, salões e mesas redondas e uma novíssima Exposição Virtual de XR e Arte Imersiva.

Curtas Metragens

Publicidade