Romance Familiar ou A Realidade Aumentada de Ana Borralho & João Galante no palco do Teatro das Figuras em Faro

09-05-2023

"O mundo real está em risco de se perder no virtual?"

Esta parece ser a pergunta que não sai da cabeça de Ana Borralho & João Galante e que dá mote a Romance Familiar ou A Realidade Aumentada, espectáculo/reflexão que se debruça sobre a utilização das tecnologias de comunicação e dos respectivos efeitos nas relações humanas nos dias de hoje.

Quatro anos depois da estreia na Culturgest, a peça regressa aos palcos portugueses, para uma apresentação no Teatro das Figuras, em Faro, no próximo dia 12 de Maio, pelas 21h30.

Tão actual como em 2019, Borralho & Galante convidam-nos a explorar um futuro que já começou. Se até ao final do século XX, os dispositivos audiovisuais de consumo popular eram dirigidos às massas, no novo milénio o enfoque é dado a cada cidadão e às suas idiossincrasias, devolvendo-lhes o sentido de identidade. Mas o termo "identidade" é agora sinónimo da conversão do corpo numa avalanche interminável de imagens, que as apps arquivam e disseminam pela cloud. Assim se projectam os sujeitos em paisagens mediáticas que, a um tempo, os conectam e isolam até os entregar a um limbo onde toda a noção de realidade e de corpo social implode, até atingirem o estatuto de puras abstracções.

Depois de apresentações em França, em 2020, Romance Familiar ou A Realidade Aumentada ganha agora uma nova vida no Algarve e é reconstruída em conjunto com um grupo de participantes da comunidade local - convocado através de open call.

"Todas as relações humanas se transformaram, a ponto de, por vezes, já nem precisarmos de contacto físico entre nós, tal o grau de virtualidade a que chegámos (...) O espectáculo é sobre este apocalipse do ser humano. Tornámo-nos outra coisa – nós e a máquina – e temos a sensação de que não precisamos de mais nada, porque nós e a máquina somos o mundo." afirma João Galante.

A entrada é permitida a maiores de 18 anos.

Os bilhetes podem ser adquiridos presencialmente ou através do site do Teatro das Figuras.

Romance Familiar ou A Realidade Aumentada de Ana Borralho & João Galante é uma produção casaBranca, com co-produção Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest, Le phénix scène nationale pôle européen de création / Valenciennes, Maison de la Culture d'Amiens (no âmbito do Campus Amiens-Valenciennes com o apoio do programa 'Culture pour tous' / Ministério da Cultura Francês). 

©this is ground control 

"A ideia da gravação destes temas surgiu com o André Tentugal que me acompanha desde início e juntos temos traçado uma estética visual para todo este projeto. Nesta fase inicial de lançamento era importante poder mostrar ao público versões alternativas, e com banda, de algumas das minhas músicas. Escolhemos 3 temas, "Breakdown", "Better Days" e "...

Jüra, uma das grandes certezas da música pop e urbana em Portugal, lançou o tão aguardado álbum de estreia "sortaminha". Com edição surpresa, apesar de os fãs já há muito expetantes com este lançamento, a artista e compositora nomeada na categoria de artista revelação dos Prémios PLAY, edita 15 faixas originais, todas com letra e composição de sua...

Durante oito anos, os Empyreans esperaram pacientemente pela palavra da dupla visionária constituída por Emperor Steele e Lord Littlemore enquanto atravessavam o mundo na sua peregrinação sonora... essa espera termina agora com o novo álbum "Ask That God", que será lançado na sexta-feira, 26 de julho.

́AGORA SEI ́ é o novo single de LUM e já está disponível em todas as plataformas digitais. Escrito pela cantora e compositora Ellanor e produzido por Filipe Survival, este tema fala de uma reflexão introspectiva.