O Festival F atingiu, na sua 10.ª edição, a maturidade. Uma década depois da estreia, o evento que se tornou marca identitária da cidade de Faro ultrapassou a barreira dos 400 mil espetadores, mas a organização sublinha que o verdadeiro valor já não se mede em números. O impacto comunitário, o sentimento de pertença e o reencontro anual com a...
Romain Valentino apresenta o single ''Vender o País''

O músico ítalo-francês residente no Porto, Romain Valentino, apresenta "Vender o País", o primeiro single do álbum de estreia "L'Étoile et le Chariot" a ser lançado em maio com produção musical do guitarrista Telmo Sousa. A canção, escrita de uma só vez na intimidade do isolamento de 2020, é um desabafo no qual ferve o desejo de construir uma existência genuinamente coletiva, um "país" que possa ser casa para todes.
O videoclipe, realizado por André Sousa, foi gravado entre Agosto de 2023 e Novembro de 2024 em locais como a Casa do Salgueiros (Porto), a ria de Aveiro, o Castro de S. Paio e outros, e conta com a participação de três dezenas de pessoas, entre profissionais e amigos. O vídeo integra também imagens da manifestação pelo direito à habitação sob o lema Casas Para Viver, que decorreu no Porto, no dia 1 de Abril de 2023, por cortesia de Maite Calvo.
Segundo Romain, "Escrevi a letra de Vender o País movido pela urgência de pôr em palavras um sentimento de indignação e uma paixão reivindicativa que eu sentia, mas sugestionado ao mesmo tempo por dúvidas e preconceitos sobre a minha legitimidade para abordar assuntos políticos, especialmente em música, e sobre a minha posição para falar do "país" enquanto imigrante. Há um contexto relevante que tem a ver com o meu interesse crescente pela questão do direito à habitação, que só muito tempo depois de escrever a canção se concretizou na minha entrada na organização Habitação Hoje, de que já fazia parte na altura da manifestação cujas imagens estão integradas no vídeo."
De destacar a ilustração da capa do single, da autoria de Julieta Ruiz Argañaraz.
Romain Valentino é cantor, guitarrista e compositor nascido em Itália de pais franceses. A sua trajetória musical alimenta-se de samba, choro, canzone napolitana, jazz-manouche, nueva canción, chanson française, maloya, e outras sonoridades e ritmos.
Daniela Pinto | Foto: Direitos Reservados
No passado sábado, dia 6 de setembro, o público do Festival F, em Faro, teve a oportunidade de visitar a Casa Guilhermina, onde encontrou Ana Moura a explorar novos caminhos musicais. A artista apresentou-se com a ousadia de misturar o fado com sonoridades de várias geografias: a kizomba e o semba de Angola, o funaná e...
Terminou no passado sábado, 30 de agosto, a 39.ª edição do Festival do Crato, que voltou a afirmar-se como um dos maiores festivais de verão em Portugal. Durante cinco dias, entre 26 e 30 de agosto, passaram pelo recinto perto de cem mil pessoas com bilhete adquirido, um número que reforça a importância crescente do evento no panorama cultural e...
O Município de Lagoa assinala com entusiasmo o enorme sucesso da 44ª edição da FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa, que voltou a afirmar-se como o maior certame do género no Sul do país, atraindo milhares de visitantes ao longo de dez dias.