A estrela global vencedora de um GRAMMY, Doja Cat, regressa com o single e videoclipe "Jealous Type", já disponível. O tema, produzido por Jack Antonoff (Taylor Swift, Lorde) e Y2K (Ariana Grande, Tate McRae), fará parte do muito aguardado quinto álbum de estúdio, Vie, com edição marcada para 26 de setembro.
Realizadores Portugueses em destaque em Festivais Internacionais de Cinema

O cinema português tem sido recentemente destacado em prestigiados festivais internacionais, com reconhecimentos significativos para os realizadores Maria Inês Gonçalves e Basil da Cunha.
Maria Inês Gonçalves foi distinguida no Festival Internacional de Cinema de Roterdão (IFFR) pela sua curta-metragem La Durmiente (2025, Portugal/Espanha, DOC/FIC, 20′). Este filme, uma coprodução entre Portugal e Espanha, foi reconhecido pelo seu mérito artístico e nomeado para os Prémios Europeus de Curta-Metragem.
A curta-metragem foi elogiada pelo júri do festival, que a descreveu como:
"Um poema de meditação histórica, que se equilibra entre as evocações do passado e a leveza de um workshop vespertino. A câmara deambula entre o documentário e a reconstituição, a paisagem e o retrato, o abstrato e o concreto, ecoando a tradição do cinema português e explorando a história cultural da Península Ibérica, ricamente entrelaçada. A presença do património arquitetónico dá forma a uma beleza intemporal, de outro mundo, com uma abordagem anacrónica. Os atores infantis, inocentes e solenes, guiam-nos na contemplação do destino das mulheres no meio das grandes convulsões históricas dos séculos passados. Elementos ricos são suavemente harmonizados e construídos sob o toque delicado e suave do realizador. Uma obra muito prometedora para o cinema europeu."
A cerimónia de entrega dos prémios da competição Tiger Shorts decorreu na passada segunda-feira, pelas 21:00 (CET), na WORM Central Station, em Roterdão.
Além disso, Basil da Cunha foi reconhecido pela Short Film Conference com o prémio "Curta do Ano" pela sua obra 2720 (2023, Portugal/Suíça, FIC, 25′). Este prémio é atribuído anualmente pela Short Film Conference, que reúne membros de festivais de cinema de todo o mundo, destacando curtas-metragens de excelência que se distinguiram em festivais membros da conferência.
Enquanto recebeu o prémio, Basil da Cunha afirmou:
"É uma grande honra para nós, e, sendo este um filme sobre violência policial, espero que este prémio chame mais a atenção para este problema em Portugal. Quero dedicar este prémio a todos os bairros e a todas as pessoas que são vítimas de violência policial."
O filme já conquistou o público de curtas-metragens de todo o mundo, tendo ganho o Prémio do Público e Melhor Realizador Português no Curtas Vila do Conde, o Prémio FIPRESCI 2023 em Oberhausen, Melhor Filme Suíço 2023 no Internationale Kurzfilmtage Winterthur. O filme foi ainda nomeado para Melhor Curta-Metragem nos European Film Awards 2024.
Estes reconhecimentos sublinham a qualidade e diversidade do cinema Português contemporâneo, reforçando a sua presença e relevância no panorama cinematográfico internacional.
© Agência da Curta Metragem
Os Major Lazer estão de volta com nova música e com a entrada da artista britânico-jamaicana e criadora de conteúdos America Foster, que se junta a Diplo, Ape Drums e Walshy Fire na mais recente formação do coletivo multiplatinado.
Rubel e Marina Sena apresentam o single "Carta de Maria", um tema escrito e produzido por Rubel juntamente com Gabriel Duarte, diretor musical do último álbum de Marina. A canção marca um encontro raro entre a MPB e o Pop e surge a poucos meses do regresso de Rubel a Portugal, que acontece nos dias 18, 20 e 23 novembro...
Na passada sexta-feira, Pablo Alborán subiu ao palco da MEO Arena, diante de 20.000 pessoas, como convidado especial e surpresa do cantor brasileiro Luan Santana, na tour "Ao Vivo Na Lua".