ProfJam entra no lote dos grandes nomes que marcam o último dia do Rock in Rio Lisboa 2024

19-04-2024

Eram poucos os festivais nos quais ProfJam ainda não havia deixado a sua marca, mas o Rock in Rio Lisboa será uma estreia. A primeira vez do rapper de Telheiras num dos maiores festivais do país acontece no segundo fim-de- semana da 10.ª edição do festival canarinho em Portugal, no quarto e último dia, a 23 de junho onde terá a honra de encerrar as atuações no novíssimo Palco Tejo, ele que já atuou em certames de equivalente dimensão, nos palcos principais de festivais como o Super Bock Super Rock e o MEO Sudoeste ou, até, o Rolling Loud.

Para o autor de MDID (Música De Intervenção Divina) — trabalho que editou em maio do ano passado e que já arrecadou o galardão de Disco de Ouro — esta representa mais uma grande paragem na sua já longa jornada de atuações desde que lançou o seu último projeto a solo. Com MDID fez estrada pelo país fora, marcou presença nas maiores festas académicas, apresentou-se no palco principal do Sumol Summer Fest e evidenciou-se como um dos poucos portugueses a dar cartas na segunda (e última, ao que parece) edição do festival norte-americano em Portugal, Rolling Loud.

Já em 2024, Mário Cotrim levou Música De Intervenção Divina ao palco da Aula Magna por duas noites consecutivas esgotadas, num concerto que ficou marcado não só para a história do hip hop nacional, mas também da música e cultura portuguesas.

Agora com o Palco Tejo do Rock in Rio Lisboa em vista, na edição que assinala os 20 anos do festival na capital portuguesa, combustível não há de faltar a ProfJam na hora de deixar a sua quota parte no encerramento da 10.ª edição do RiR'24. E até lá será certamente inevitável encontrá-lo de microfone na mão pelo caminho.

Universal Music

De regresso a Portugal — que tanta veneração lhes tem prestado nos últimos 30 anos —, para a apresentação do novo disco "Soft Tissue", a 26 de julho, no Ageas Cooljazz, os Tindersticks falam do passado, do futuro e… da complicada arte de fazer camisas. Nesta entrevista e em palco, a voz, inigualável, é de Stuart Staples, claro.

Aos 17 anos, Afonso Silva é já uma das vozes mais promissoras da nova geração da música portuguesa. Natural de Portimão, o jovem cantor e compositor deu os primeiros passos no fado — género que ainda hoje marca a sua forma intensa de interpretar — e tem vindo a construir um percurso artístico que cruza música, teatro e dança.

Naturais de Portimão e irmãos na vida real, Francisco e Afonso Monteiro — conhecidos artisticamente como Franxi e Montero — são uma das vozes emergentes mais singulares da nova música urbana portuguesa. Com uma estética que cruza trap, afrobeats e eletrónica, a dupla procura muito mais do que apenas criar canções: quer contar histórias, criar...

Conversamos com Aritson Lúcio, conhecido no mundo do Hip Hop como Da-Skill, um nome de peso no rap lusófono. Artista angolano, criado no Barreiro, em Portugal, Da-Skill iniciou a sua trajetória em 1999 e desde então vem trilhando um caminho marcado por dedicação, inovação e uma profunda ligação com as suas raízes culturais.