Portimão recebe estreia da World Press Photo em Portugal com a presença de 3 fotojornalistas vencedoras

14-07-2025
Asia Pacific & Oceania - Jerome Brouillet
Asia Pacific & Oceania - Jerome Brouillet

Portimão é, mais uma vez, a primeira cidade portuguesa a receber a exposição World Press Photo (WPPh) e a inauguração, agendada para dia 20 de julho, às 18h00, na antiga Lota, vai contar com a presença de um dos fotojornalistas premiados.

Aquela que é considerada a maior e mais prestigiante exposição de fotojornalismo do mundo, resultante do concurso que anualmente é promovido pela World Press Photo Foundation, pode ser apreciada, até 10 de agosto, das 18h00 às 00h00, neste edifício à beira-rio, sendo um dos vários eventos de dimensão internacional integrados na agenda cultural "É Verão, é Portimão", da Câmara Municipal de Portimão.

Este ano, em paralelo e de forma inédita, um dos grandes atrativos para os visitantes da WPPh em Portimão, que desde 2021 regista a maior afluência em Portugal, será a presença de alguns dos fotojornalistas premiados, quer na inauguração, como ao longo do restante período de apresentação da exposição, promovendo palestras e visitas guiadas, abertas à comunicação social e ao público em geral.

Com curadoria da Associação Cultural Música XXI e apoio do Município de Portimão, a 68ª World Press Photo (WPPh) revela, na cidade algarvia, as melhores imagens captadas em 2024, num retrato plural dos acontecimentos mais impactantes do ano.

Conflitos, crise, identidade de género ou as consequências das alterações climáticas são alguns dos temas centrais desta edição, por terem marcado e continuarem a marcar a atualidade mundial.

No emblemático edifício à beira-rio vão ser apresentadas as 42 fotografias vencedoras, selecionadas de entre um total de 59.320 imagens a concurso, da autoria de 3.778 fotógrafos de 141 países.

A exposição, com entrada gratuita, está aberta ao público todos os dias de 20 de julho a 10 de agosto, das 18h00 às 00h00, numa organização da Câmara Municipal de Portimão, com produção da Associação Cultural Música XXI. Em paralelo, aos sábados, o público poderá assistir às conversas com fotógrafos e fotojornalistas de renome. 

Na noite de sábado, 23 de agosto, a Alameda da Praça da República, em Portimão, encheu-se de música e emoção com a 11.ª edição do Festival de Acordeão João César, um evento que homenageia uma das figuras mais marcantes da cultura local e que, ano após ano, tem conquistado lugar de destaque no panorama musical português.

Lisboa viveu quatro dias de verdadeira euforia entre 21 e 24 de agosto, com a passagem de Luan Santana pela MEO Arena. O cantor brasileiro, de 34 anos, tornou-se o primeiro artista em três décadas de história da maior sala de espetáculos de Portugal a esgotar quatro noites consecutivas, apresentando o projeto "Luan ao vivo na lua", uma megaprodução...

A edição de 2025 contou com inúmeras estreias nos palcos do festival, recebendo assim mais 52 mil pessoas ao longo de 11 dias, durante o mês de Julho. Artista como Seal, Benjamin Clementine, Masego, Ezra Collective, Gilsons, Slow J, Rita Vian, Jota.pê, Slow J e Ganso, entre tantos outros, passaram pelos palcos do festival. "Estamos muito...