O Brasil despediu-se no sábado, 13 de setembro, de um dos seus músicos mais talentosos e inventivos. Hermeto Pascoal, multi-instrumentista que levou o jazz brasileiro a palcos de todo o mundo, morreu no Rio de Janeiro, aos 89 anos.
Portimão brilhou com a segunda edição da NOITADA

Nos dias 25 e 26 de julho, Portimão voltou a ser palco de um dos eventos culturais mais vibrantes do verão algarvio: a NOITADA. Na sua segunda edição, o evento transformou as noites da cidade num verdadeiro espetáculo de arte, luz, cultura e música, atraindo milhares de pessoas de todas as idades.
Ao longo de dois dias, os locais mais emblemáticos de Portimão ganharam nova vida com concertos ao ar livre, performances cativantes, instalações artísticas interativas e espetáculos de luzes que encantaram o público. O ambiente foi marcado por uma atmosfera única, repleta de emoção e energia, que envolveu tanto habitantes como visitantes.
O cartaz da NOITADA 2025 contou com nomes sonantes da música nacional, como The Black Mamba, Ritual Tejo, Íris, Adiafa, Criatura e The Mirandas, bem como diversas bandas emergentes e talentos locais, numa clara aposta na diversidade e valorização da música feita em Portugal.
Mas não só de música viveu o evento. A componente visual e imersiva voltou a ser um dos grandes atrativos da NOITADA. Artistas nacionais e internacionais de luz apresentaram espetáculos inovadores que transformaram a paisagem urbana: vídeo mapping em edifícios históricos, instalações artísticas dedicadas ao mar, shows de laser e jogos de neon deram um novo brilho à cidade.
Um dos espaços mais concorridos da edição foi, sem dúvida, a Silent Party, onde os participantes puderam dançar ao som de DJ sets transmitidos por auscultadores, numa experiência simultaneamente coletiva e intimista.
De entrada livre e com um forte impacto cultural, económico e social, a NOITADA afirma-se, assim, como uma celebração da criatividade e da identidade local. Esta segunda edição foi memorável e reforça o evento como um ponto alto da agenda cultural do Algarve.
A artista Zinha lançou no passado dia 5 de setembro o seu mais recente tema, "Secret", uma faixa cantada em inglês que se insere no universo do R&B contemporâneo.
Depois do fenómeno da banda The Velvet Sundown, criada com recurso a Inteligência Artificial, surge agora uma nova protagonista no panorama musical digital. Chama-se Tocanna e já está a dar que falar.
A banda sonora do aclamado filme da Netflix, K-Pop Demon Hunters, que se tornou na mais ouvida do ano, tanto a nível mundial como em Portugal — país em que atingiu o 2.º lugar do Top de Álbuns — está agora editada em CD.