Pixies lançam novo vídeo para ''On Graveyard Hill''

É o regresso de uma das bandas mais influentes do cruzamento da década de 80 e 90. Após três anos longe do estúdio, os Pixies estão de volta com o novo álbum Beneath The Eyrie, com data de lançamento prevista a 13 de setembro.

Foram três décadas marcadas por separações e momentos atribulados, a banda acabou por se separar em 2004 e Beneath The Eyrie é o terceiro álbum desde a reunião em 2014. Apesar das várias mexidas, a formação permanece praticamente inalterada desde a sua fundação, com Black Francis (voz/guitarra), Joey Santiago (guitarra) David Lovering (bateria) e Paz Lenchantin (baixo) que entrou para o lugar de Kim Deal. 

Beneath The Eyrie nasce pela mão de contos sobre magia negra e relatos folclóricos de um livro antigo encontrado por David Lovering. O processo de divórcio por que passou Black Francis revelou-se também inevitavelmente fundamental para o processo criativo do disco, assumindo que existem mesmo temas sobre separação e relações falhadas. O álbum revela-se, de certa forma, mais sombrio que os anteriores, um registo apurado pela banda e que já pode ser pré-escutado no single "On Graveyard Hill" lançado no passado dia 3 de junho.

Clique na imagem para ver o  videoclip para o primeiro single "On Graveyard Hill" do novo disco Beneath The Eyrie dos Pixies 

O vídeo de "On Graveyard Hill" é uma viagem alucinante a um território habitado por bruxas e magos, cartas de tarot e bolas de cristal, loucura e trepidação. Uma viagem ao infinito e uma homenagem ao cineasta Kenneth Anger, o vídeo filmado em Los Angeles foi criado e realizado por Kii Arens - que já fez vídeos para Devo e Queens of the Stone Age - e Bobbi Rich.
"Realizar um vídeo para um banda como os Pixies é uma grande honra, ainda mais quando me foi dada toda a liberdade artística para fazer o que eu quisesse. É esta liberdade que torna os Pixies uma banda tão especial." - Kii Arens

Beneath The Eyrie não é apenas mais um álbum no percurso dos Pixies, gravitam outras novidades em torno da sua criação. Durante o mês de junho, a banda lançou "It's a Pixies Podcast", uma série de podcasts realizados pelo jornalista Tony Fletcher que documenta o processo de gravação em estúdio. "Nos últimos anos, nós brincamos, brincamos e brincamos, mais do que no passado", refere David sobre o percurso da banda nos últimos tempos, é possível que se sintam mais divertidos do que nunca, mas continuam a levar-se a sério quando chegam ao estúdio ou ao palco. O quarto episódio estreia globalmente esta Quinta-feira nas plataformas digitais Apple, Spotify, Acast, Stitcher e Google entre outras. Os episódios anteriores podem ser ouvidos aqui.

De recordar que a tour europeia de Beneath The Eyrie passará por Lisboa, no dia 25 de Outubro, no Campo Pequeno.

foto:direitos reservados

Publicidade