Pedro Abrunhosa reconhecido com a Medalha de Honra da Cidade do Porto

07-07-2023

Pedro Abrunhosa, que recentemente foi ao Vaticano a convite do Papa Francisco, é reconhecido com a Medalha de Honra da Cidade do Porto de 2023.

O dia 9 de julho, dia do desembarque das forças de D. Pedro, é assinalado desde o início do mandato de Rui Moreira, com a cerimónia de entrega das Medalhas da Cidade aos cidadãos ou instituições que são notadas pelos seus méritos pessoais ou feitos cívicos.

No passado, figuras reconhecidas das áreas cultural, académica e científica como Eugénio de Andrade, Edgar Cardoso, Maria Helena Vieira da Silva, Belmiro de Azevedo, Eduardo Souto de Moura, Vasco Graça Moura ou Rui Veloso, foram igualmente agraciados com a Medalha de Honra da Cidade.

Este ano, a Medalha de Honra da Cidade é atribuída ao autor e músico portuense pela sua profunda ligação pessoal e profissional que o une à sua cidade natal. Recordamos que em 1982 fundou a Escola de Jazz do Porto bem como a primeira Big Band da cidade, a Cool Jazz Orchestra, seguida da Máquina do Som e dos Bandemónio, tendo, mais recentemente, criado os Boom Studios e os Comité Caviar. Na sua já extensa discografia sempre escreveu e interpretou o Porto.

A cerimónia pública de celebração para a entrega da Medalha realiza-se no dia 9 de Julho, pelas 18h00, na Casa do Roseiral.

Universal Music

Natural de Lagos, Marta Lima é uma das vozes emergentes da nova música portuguesa. Depois de conquistar público e crítica com os EPs Murmúrio (2023) e Postal em Branco (2025), que já somam milhares de streams, e de passar por palcos de grande dimensão como o NOS Alive, Festival F e Vodafone Paredes de Coura, a cantora regressa...

A FATACIL, em Lagoa, um dos maiores palcos culturais e populares do Algarve, recebe este sábado, 30 de agosto, uma banda que marcou várias gerações da música portuguesa. Com quase quatro décadas de carreira, sucessos que se tornaram hinos e uma energia que continua a conquistar plateias, os Delfins regressam a este certame, 29 anos depois da sua...

O nosso convidado é Bruno Sobral, o músico e produtor que dá vida a Tsunamiz, um dos projetos mais originais e independentes da cena musical portuguesa. Ao longo da última década, construiu um percurso singular: sete álbuns editados, dezenas de singles e um estilo inconfundível que cruza indie pop, rock alternativo, música eletrónica, hip hop e...

De regresso a Portugal — que tanta veneração lhes tem prestado nos últimos 30 anos —, para a apresentação do novo disco "Soft Tissue", a 26 de julho, no Ageas Cooljazz, os Tindersticks falam do passado, do futuro e… da complicada arte de fazer camisas. Nesta entrevista e em palco, a voz, inigualável, é de Stuart Staples, claro.

Publicidade