Marisa Monte volta a Portugal para um concerto único no dia 18 de setembro, na MEO Arena, em Lisboa, onde apresenta Phonica, um dos projetos mais ambiciosos da sua carreira. O espetáculo junta a cantora à sua banda e a uma orquestra sinfónica de 55 músicos, sob a direção do maestro André Bachur, num encontro entre a música popular...
Peculiar reinventa ''Vampiros'' de Zeca Afonso

No seguimento daquilo que tem sido o ano de 2025 de Peculiar, uma temporada de vários lançamentos que resultarão no seu segundo EP, o artista lança uma versão de 'Os Vampiros' de Zeca Afonso neste dia tão especial e marcante, o 25 de abril.
A escolha de um dos temas mais marcantes da história e da música portuguesa vem do enquadramento místico e histórico que o artista tem vindo a retratar nas suas canções: a mitologia popular portuguesa. Assim, Peculiar decidiu não tentar criar algo novo para esta data, mas dar nova vida ao tema que tanto lhe diz e tanto marca os portugueses. No fundo, uma homenagem à liberdade e ao Zeca!
Com uma sonoridade urbana e contemporânea, mas fortemente inspirada pela tradição da cantiga de intervenção, o artista recria, dentro da sua peculiar sonoridade, a crítica social e política original de Zeca Afonso, uma das suas maiores influências.
A nova interpretação mantém o simbolismo da metáfora dos "vampiros" — figuras de poder que exploram os mais vulneráveis —, transportando a mensagem para o contexto atual de polarização, repressão e desigualdade, amplificados pelas redes sociais e pelo clima político global. Para Peculiar, esta homenagem é também profundamente pessoal: os seus avós tiveram um papel ativo na resistência à ditadura, tornando o 25 de Abril uma data com significado íntimo e histórico.
O single integra o segundo EP do artista, "E No Sétimo Dia Deus Criou", sendo já a quarta faixa a ser revelada. Os lançamentos anteriores — 'Mão Morta', 'Adamastor' (tema participante no Festival da Canção) e 'João Pestana' — somam mais de 236 mil streams. O projeto culminará com o lançamento do seu novo EP, previsto para o último semestre do ano.
Para 'Vampiros', Peculiar volta a juntar-se a Maria Beatriz Castelo e apresentam um vídeo que traduz visualmente a força simbólica da música, explorando a tensão entre escuridão e resistência de forma criativa e impactante.
A estreia ao vivo desta nova versão acontecerá em três concertos consecutivos, inseridos nas celebrações do 25 de Abril: no Festival Vivacidade (Funchal, Madeira), no Palácio de Estoi (Algarve) e no Pinhal Novo (Margem Sul).
Mais do que um lançamento musical, 'Os Vampiros' de Peculiar é um manifesto artístico que honra o passado, reflete o presente e convoca à ação — mantendo vivo o espírito do 25 de Abril. Encontra-se agora disponível em todas as plataformas digitais.
Teresa Lemos | Foto:D.R.
No âmbito das comemorações do Dia do Município e do Dia de São Vicente, a Câmara Municipal de Vila do Bispo promove, no dia 24 de janeiro, às 21h30, um concerto de Luís Trigacheiro, no Pavilhão Clésio Ricardo, em Sagres.
A rúbrica Lado B, promovida pelo Município de Silves, regressa ao Teatro Mascarenhas Gregório no próximo 23 de janeiro, às 21h30, com um concerto protagonizado pelos guitarristas e compositores José Peixoto e Nuno Cintrão.
O Porto vai receber, a 17 de abril de 2026, um dos concertos mais aguardados da música lusófona. Tito Paris sobe ao palco da Casa da Música para apresentar ao vivo o seu novo álbum, "Quem está aí?", cuja edição está prevista para o mês de abril. Os bilhetes estarão disponíveis nos pontos de venda oficiais.




