De 5 a 10 de agosto, Portimão voltou a afirmar-se como a capital da sardinha, com a 29.ª edição do Festival da Sardinha a atrair mais de 127.000 visitantes à zona ribeirinha da cidade.
Peculiar disponibiliza videoclipe para ''Adamastor''

'Adamastor' é o tema que Peculiar leva a concurso no Festival da Canção 2025 já no próximo dia 22 de fevereiro, na primeira semifinal.
Está neste momento disponível o videoclipe da canção - uma representação visual de algo profundamente pessoal: a batalha entre a coragem e o medo. Este vídeo aborda a superação do medo e a importância de sermos genuínos, sem medo de mostrar quem realmente somos.
"Quando eu e a realizadora, Maria Beatriz Castelo, começámos a trabalhar nesta ideia, queríamos algo simbólico e forte, que falasse diretamente com todos os que enfrentam os seus próprios receios, que por vezes parecem maiores que tudo o resto. Decidimos usar o Adamastor, como a representação do medo. Para mim, ele não é apenas uma entidade mítica, mas o símbolo das nossas maiores inseguranças, das barreiras interiores que todos enfrentamos." refere o artista.
O farol, no videoclipe, é o próprio Adamastor – uma presença que só deixa passar aqueles que têm a coragem de se expor à sua luz, sem esconder nada. Esta ideia de mostrar quem realmente somos, sem máscaras, através da identidade mítica que é o Adamastor.
Num estudo aprofundado sobre a Mitologia Popular Portuguesa, Peculiar explora a figura mítica do Adamastor - a personificação do medo. Esta figura é a voz na nossa cabeça, que acentua as nossas inseguranças, que nos impede de sermos quem queremos ser, de atingirmos os nossos objetivos. "Esta música é a batalha da coragem sobre medo. Porque na minha história o Adamastor não é um monstro que tudo mata, mas sim um guardião, um farol que apenas permite passar aqueles que têm a coragem de se mostrar perante a sua luz como realmente são." adianta o cantor.
O Festival da Canção 2025 marca assim o percurso de Peculiar que decidiu apresentar algo tão português no grande palco, a história do Adamastor que todos conhecemos agora representada numa coreografia surpreendente e música envolvente.
"Fui apanhado um pouco de surpresa com todos os comentários, mensagens e reacts à música mas estou grato por todo este amor e diálogo com o público. Receber o convite por parte do Festival e deixar o meu nome na sua história é uma felicidade imensa e estou super entusiasmado por poder representar a nossa cultura a nível internacional." afirma o artista sobre a participação no Festival.
'Adamastor' encontra-se disponível nas plataformas digitais, agora com imagem para que todos possam identificar-se com esta história de superação que o artista pretende passar não só no Festival mas através da sua arte. A participação no Festival da Canção começa já na primeira semifinal, no próximo sábado, dia 22 de fevereiro.
A edição de 2025 contou com inúmeras estreias nos palcos do festival, recebendo assim mais 52 mil pessoas ao longo de 11 dias, durante o mês de Julho. Artista como Seal, Benjamin Clementine, Masego, Ezra Collective, Gilsons, Slow J, Rita Vian, Jota.pê, Slow J e Ganso, entre tantos outros, passaram pelos palcos do festival. "Estamos muito...
AITANA culmina a sua METAMORFOSE com três estádios esgotados e mais de 160 mil espectadores
AITANA, a artista pop espanhola número 1 da atualidade, fez história com a sua digressão mais ambiciosa até à data, Metamorfosis Season, que reuniu mais de 160 mil espectadores em três concertos completamente esgotados em Barcelona e Madrid. Uma produção impressionante que transformou o estádio Riyadh Air Metropolitano no novo epicentro da...
A cantora, compositora e atriz brasileira Juliana Linhares protagonizou, nas últimas semanas, dois dos momentos mais marcantes da música ao vivo em Portugal, com atuações intensas e emocionantes na Festa Sons da Lusofonia, em Ovar, e no Festival MIMO, em Amarante. Com uma presença magnética em palco, Juliana reafirmou-se como uma das vozes mais...