O Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, recebeu no passado dia 26 de Abril o espetáculo comemorativo "60 Anos de Canções", protagonizado por Fernando Tordo, uma das figuras maiores da música portuguesa.
Pearl Jam anunciam novo álbum, ''Dark Matter''

Os Pearl Jam vão lançar o seu décimo segundo álbum de estúdio, Dark Matter, a 19 de abril de 2024 e vão iniciar uma digressão mundial de 35 datas em maio, que vai passar pelo festival NOS Alive a 13 de julho. A canção que dá título ao álbum já está disponível aqui. Produzido pelo produtor premiado nos GRAMMYs® Andrew Watt, Dark Matter, é o primeiro disco de originais da banda desde o aclamado Gigaton de 2020.
Dark Matter já está disponível em regime de pré-venda.
Em 2023, os membros dos Pearl Jam - Eddie Vedder [voz], Jeff Ament [baixo], Stone Gossard [guitarra], Mike McCready [guitarra] e Matt Cameron [bateria] - retiraram-se para os Shangri-La Studios, em Malibu, onde começaram a tocar com o produtor Andrew Watt ao leme da produção.
Os músicos enfrentaram-se no mesmo espaço e comunicaram a nível sonoro ao mais alto nível. Tendo composto e gravado numa explosão de inspiração, Dark Matter nasceu em apenas três semanas.
Como resultado, Dark Matter canaliza o espírito partilhado de um grupo de irmãos confidentes e criativos de longa data numa sala, que tocavam os seus instrumentos como se as suas próprias vidas dependessem disso. Todo o sangue, suor, lágrimas e energia de uma carreira histórica foram renovados e derramados neste corpo de trabalho.
Os membros da banda apresentaram pessoalmente o disco numa festa no icónico Troubadour em West Hollywood durante a semana dos prémios GRAMMY®:
Vedder disse: "Estou arrepiado, porque tenho boas lembranças. Ainda estamos à procura de formar de comunicarmos. Estamos neste momento das nossas vidas em que poderíamos ou não fazer isto, mas ainda nos preocupamos em divulgar algo que seja significativo e consideramos esperançosamente que seja o nosso melhor trabalho. Sem exagero, acho que este é o nosso melhor trabalho."
Ament acrescentou: "O que o Ed disse sobre nos juntarmos numa sala neste momento, sentimos que estávamos prestes a fazer um disco realmente importante. Muito disso teve que ver com a atmosfera que o Andrew criou. Ele tem um conhecimento enciclopédico da nossa história, não só como banda e como escrevemos canções, mas como músicos. Ele conseguia identificar coisas que fazíamos em canções antigas a ponto de eu pensar: 'De que raio está ele a falar?' O seu entusiasmo era contagiante. Ele é uma força. Só quero agradecer por nos manter no caminho certo. Não poderia estar mais orgulhoso de nós como banda. Sinto-me muito grato pelos fãs, mas principalmente pelos meus irmãos e por estas pessoas com quem fiz música."
A banda vai celebrar as lojas de discos independentes com o lançamento de uma edição especial de Dark Matter no dia 20 de abril. Somente nas lojas participantes como parte do Record Store Day. Obtenha mais informações e encontre as lojas em www.recordstoreday.com
O packaging do álbum Dark Matter apresenta um trabalho de light painting deAlexandr Gnezdilov. Light painting é uma forma artística de fotografia onde as imagens são criadas ajustando a exposição da câmara durante um longo período e usando uma fonte de luz, como uma lanterna, para "pintar" no escuro. A capa do álbum foi criada usando um grande caleidoscópio feito por si mesmo. Cada letra visível na capa foi captada individualmente e escrita à mão no ar com uma lanterna especialmente projetada para criar o efeito em pérola.
Universal Music
A noite de 24 de abril de 2025 ficou marcada por um momento especial no Portimão Arena, com um concerto memorável de Os Azeitonas. A banda subiu ao palco para celebrar duas décadas de edições discográficas, numa noite repleta de nostalgia, boa disposição e homenagem à liberdade.
No passado dia 15 de abril, o Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, assinalou o seu 20.º aniversário com uma noite memorável, marcada pela atuação da fadista Raquel Tavares. O espetáculo, intitulado "As Canções de Carlos do Carmo", encheu por completo a sala, reunindo um público entusiasta que celebrou não só o legado do auditório, como também a...
Depois de esgotar quatro sessões no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, Buba Espinho levou a sua música a sul e encantou o público do Portimão Arena, no passado dia 12 de abril, num concerto integrado no "Festival Mar Me Quer Portimão'25 – Spring Edition".