Paulo Trancoso reeleito pela quinta vez presidente da Academia Portuguesa de Cinema

04-05-2023

Paulo Trancoso continua como presidente da direção da Academia Portuguesa de Cinema (APC), para o triénio 2023-2025, pela quinta vez consecutiva, na sequência da eleição para os órgãos sociais que decorreu esta quarta-feira, 3 de maio, na sede da associação em Lisboa.

A nova direção liderada pelo produtor conta com a vice-presidência da atriz Carla Chambel e com o realizador Gonçalo Galvão Telles e o diretor de som Branko Neskov como vogais. O diretor de fotografia Tony Costa assume a função como tesoureiro da direção.

A atriz Maria João Bastos e a argumentista Patrícia Müller foram novamente eleitas presidente e vice-presidente da Assembleia Geral, respetivamente, e o realizador Frederico Corado estreia-se como secretário da Mesa da Assembleia Geral.

O produtor António Costa Valente preside novamente ao Conselho Fiscal conjuntamente com a diretora de arte Ana Paula Rocha (vice-presidente) e a caracterizadora Helena Batista (secretária).

Além de iniciativas de organização interna da própria academia, entre os objetivos da presidência da APC para o triénio 2023-2025 destacam-se a criação das Oficinas da Academia, fomentando a formação nas mais diversas áreas da atividade cinematográfica; estabelecimento de intercâmbios científicos, artísticos e culturais com entidades nacionais e internacionais; a instituição do Observatório da Lusofonia e Prémios Lusófonos, bem como o desenvolvimento em Portugal de um Festival Internacional das Academias de Cinema; entre outras iniciativas.

Paulo Trancoso, reeleito presidente da APC, destaca que "apesar das enormes condicionantes e dificuldades devido à pandemia da COVID-19 que abrangeu praticamente todos os anos deste mandato, temos feito o possível e impossível para tentar cumprir tudo aquilo a que nos propusemos e reiteramos o nosso compromisso em levar ainda mais longe o Cinema português, promovendo o seu reconhecimento e visibilidade nacional e internacional".

Jervis | Foto:D.R.

"A Saudade Aperta" marca um novo capítulo no percurso discográfico da Quinta do Bill, banda de referência da música portuguesa com mais de 35 anos de carreira. O tema, originalmente lançado como uma balada emotiva e intimista, ganha agora uma nova versão especial que junta Tiago Nogueira, letrista da canção e membro dos Quatro e Meia, numa...

O icónico álbum FAITH, estreia a solo de George Michael lançada em 1987, vai ser relançado a 20 de fevereiro de 2026 em várias edições especiais e limitadas. O anúncio foi feito pela George Michael Entertainment e pela Sony Music, assinalando o impacto duradouro de um dos discos mais influentes da pop mundial.

O novo single de Miley Cyrus, "Dream as One", já está disponível nas plataformas digitais. A canção, escrita por Miley Cyrus, Andrew Wyatt, Mark Ronson e Simon Franglen, surge nos créditos finais de "Avatar: Fogo e Cinzas" e integra a banda sonora oficial do filme. A banda sonora original, composta por Simon Franglen, também já foi lançada.

MALLINA apresentou na passada sexta-feira, dia 5 de dezembro, o single "PRAIA DE TINTO", tema que antecipa o seu próximo EP, "JURO, EU CAÍ", com edição prevista para janeiro de 2026. Depois da recente colaboração com Dengaz em "Blindado", a artista regressa com uma canção de sonoridade lo-fi e dreamy, marcada por um ambiente noturno e...