Os Gipsy Kings by Diego Baliardo voltam a Portugal em 2026 com a "A Tu Vera" Tour, que assinala 35 anos de êxitos da rumba flamenca. Os concertos estão marcados para 1 de maio, no Coliseu Porto Ageas, e 10 de maio, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Os Pink Floyd revelam novos detalhes sobre ''Pink Floyd at Pompeii – MCMLXXII''

Pink Floyd at Pompeii - MCMLXXII, o inovador filme de 1972 realizado por Adrian Maben, regressa aos cinemas na primavera de 2025. A Trafalgar Releasing e Sony Music Vision lançarão o filme-concerto em cinemas selecionados e IMAX em todo o mundo a partir de 24 de abril e os bilhetes estarão à venda a partir de 5 de março.
Remasterizado digitalmente em 4K a partir das imagens originais de 35mm, com áudio recentemente mixado por Steven Wilson, o próximo lançamento nos cinemas apresenta a versão definitiva deste pioneiro filme.
Pink Floyd at Pompeii - MCMLXXII é acompanhado pelo álbum ao vivo, previsto para lançamento pela Legacy Recordings, a divisão de catálogos da Sony Music, em CD, Digital Audio, e pela primeira vez em Dolby Atmos e em vinil, a partir de 2 de maio. A apresentar em estreia de forma impressionante nas imagens e áudio recém restaurados, um videoclipe de performance de 'Echoes' em Pompeia é lançado hoje.
Pink Floyd At Pompeii é anterior ao lançamento de The Dark Side Of The Moon. O filme documenta o que os Pink Floyd fizeram antes de se tornarem gigante nas tabelas de vendas de álbuns em ambos os lados do Atlântico – onde a sua música permanece celebrada até hoje. Situado nas assombrosamente belas ruínas do antigo Anfiteatro Romano em Pompeia, Itália, este filme único e imersivo captura os Pink Floyd num concerto íntimo sem público. Filmada em outubro de 1971, a atuação marcou o primeiro concerto ao vivo a ter lugar em Pompeia, e apresenta os vitais 'Echoes', 'A Saucerful of Secrets' e 'One of These Days'. Os visuais de tirar o fôlego do anfiteatro, capturados tanto de dia como de noite, amplificam a magia da atuação. Além disso, o filme inclui imagens raras dos bastidores da banda a começar a trabalhar em The Dark Side of the Moon no Abbey Road Studios.
Nick Mason disse: "Pink Floyd: Live At Pompeii é um documento raro e único da banda a tocar ao vivo no período anterior ao The Dark Side Of The Moon".
O filme foi meticulosamente restaurado à mão, quadro a quadro, a partir do negativo original de corte de 35 mm - descoberto em cinco latas dubiamente rotuladas dentro dos arquivos dos próprios Pink Floyd. Este importante avanço desenterrou o próprio filme que rolou pelas câmaras durante aqueles dias sufocantes no meio das ruínas de Pompeia há mais de 50 anos.
Liderada por Lana Topham, diretora de restauração dos Pink Floyd, a missão da equipa era preservar a integridade e a beleza da imagem original. O filme foi digitalizado em 4K usando técnicas avançadas para garantir os detalhes mais finos e nítidos. As cores foram melhoradas e cada quadro foi meticulosamente revisto e reparado, mantendo uma aparência natural e vívida com ajustes mínimos de grãos.
"Desde 1994, tenho procurado os filmes esquivos dos Pink Floyd At Pompeii, então a recente descoberta do negativo de corte original de 35 mm de 1972 foi um momento muito especial. A versão recém restaurada apresenta o primeiro corte completo de 90 minutos, combinando a edição fonte de 60 minutos da atuação com os segmentos adicionais dos documentários dos Abbey Road Studios filmados pouco depois", disse Lana Topham, diretora de restauração do Pink Floyd.
O filme também apresenta uma qualidade de som impressionante com uma nova mistura de entretenimento teatral e doméstico de Steven Wilson em 5.1 e Dolby Atmos que aumenta a profundidade e clareza do filme, preservando a autenticidade e o espírito do lançamento original de 1972. O objetivo de Wilson era permanecer fiel a como a banda teria soado naqueles dias escaldantes e quentes em 1971.
Wilson acrescentou: "Desde que o meu pai me fez uma lavagem cerebral quando criança, tocando The Dark Side of the Moon repetidamente, os Pink Floyd têm sido a minha banda favorita. São os meus "Beatles", profundamente enraizados no meu ADN musical. Eu vi Pompeia pela primeira vez a partir de uma impressão granulada num cinema local. Causou-me uma impressão incrível com a sua música rock desamarrada e exploratória feita por quatro músicos que pareciam sintetizar a noção de cool intelectual. Foi uma honra remixar a trilha sonora para acompanhar a incrível restauração do filme de Lana Topham, que parece que poderia ter sido filmado ontem."
O lançamento do álbum Pink Floyd at Pompeii - MCMLXXII verá a performance apresentada como um disco ao vivo completo pela primeira vez. O remix de 2025 de Steven Wilson está disponível em CD/LP/Blu-Ray/DVD/Digital Audio/Dolby Atmos a partir de 2 de maio.
Pink Floyd at Pompeii - MCMLXXII é apresentado pela RM Productions e dirigido por Adrian Maben. Tem produção executiva de Reiner Moritz e Michelle Arnaud. A Sony Music Vision é o distribuidor.
Sony Music
A MTV Portugal assinala o mês de dezembro com uma viagem pelo universo da música acústica. De 22 a 31 de dezembro, sempre às 22h00, o especial Rewind & Unplugged reúne algumas das atuações mais icónicas do MTV Unplugged.
IOLANDA anuncia a sua estreia no Coliseu de Lisboa a 7 de dezembro de 2026, num espetáculo em formato 360.º que assinala o lançamento do seu primeiro álbum, previsto para o próximo ano. Depois de dois EPs elogiados, de um Top 10 na Eurovisão 2024 e de várias salas esgotadas, a artista afirma-se como uma das vozes mais marcantes...
Portimão prepara despedida de 2025 com ''Revenge of the 2000’s'' e ''Morangos com Açúcar''
As celebrações de fim de ano em Portimão arrancam a 30 de dezembro, às 22h00, na zona ribeirinha, com o espetáculo "Revenge of the 2000's", que promete recordar grandes êxitos do início do milénio. Avril Lavigne, Mundo Secreto e Luke D'Eça estarão entre os artistas homenageados.




